terça-feira, 9 de março de 2010

Pão Integral na Panificadora

ATUALIZAÇÃO: havia esquecido de colocar um item nos ingredientes: a manteiga. Já corrigi.

Temos uma panificadora. Acho até que a Nara já escreveu a respeito em outro post. Mas eu não conseguia me acertar com a receita de pão integral que veio com a máquina. Ficava sempre um buraco no topo do pão, que não afetava o gosto, mas dava uma impressão terrível. Fui mexendo na formulação, incluindo uma coisa, trocando outra, até que cheguei em uma receita que funciona. Neste final de semana, minha mãe me pediu a receita, e então me dei conta que eu não tenho ela escrita. Resolvi postar aqui no blog para ficar registrado. Pode ser de interesse geral (certamente, não tanto quanto a famosa receita de torta de bolacha da Nara).

Pão Integral na Máquina:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de sal grosso
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa (20g) de manteiga (prefiro) ou margarina culinária
  • 250 ml de leite integral
  • 250 ml de farinha refinada
  • 500 ml de farinha integral (eu uso a PanFácil)
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 50 ml de gergelim
  • 50 ml de linhaça preta inteira
  • 50 ml de farinha de linhaça dourada

Modo de Preparo:

Colocar os ingredientes, nesta ordem (até o fermento, inclusive) na forma da panificadora. Ligar em modo rápido (2h e 20min), cor clara. Eu só misturo os "alpistes" (gergelim e linhaças) depois de acertar a umidade da massa, que deve ficar uma bola, nem muito mole que desmanche nem muito dura que fique "quadrada". Vai fazer outra coisa e deixa o pão ficar pronto. Quando apita, eu abro a panificadora, desligo da tomada e conto 5 min. antes de desenformar.

Fica bonito, mas o pão fatia melhor depois de frio. Além do quê, se cortar com ele quente ele dura menos tempo (as pessoas comem mais - fica MUITO bom!).

* * *

Eu evito usar a mistura pronta para pão integral. Parece ter algum tipo de melhorador que deixa o pão no formato perfeito, mas com cheiro de pão industrializado.

* * *

Um pequeno comentário sobre o sal grosso: segundo o Istvan Wessel, deve-se procurar sempre que possível usar sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Quanto ao primeiro, ao sal refinado são adicionados químicos para que fique soltinho. E quanto à última, em pimenta moída, só duas entidades sabem o que está lá dentro: o fabricante e Deus.

Nenhum comentário: