quinta-feira, 19 de abril de 2007

Torta de bolachas

Temos recebido alguns convites para jantares: no sábado de Páscoa fomos à casa do Zenon e da Mary-Anne e no último domingo, dia 15, foi a vez de jantarmos na casa do professor Robert Klassen, orientador canadense do Iuri.
Como é de bom tom, a gente pensou em levar algum "mimo" que agradasse nossos anfitriões. Pensamos, pensamos e o Iuri teve a brilhante idéia de levarmos aquela "famosíssima" torta de bolachas da Nara. Como diz meu amado filho Lucas: "a melhor torta de bolachas do mundo!" É que o Lucas faz aniversário no dia primeiro de janeiro e a torta de bolachas já é tradicional nesse dia - chova ou faça sol... ele até me pediu para fazer uma no seu próximo aniversário e mandar dentro de um isopor, para o Brasil. Acho que não vai dar... mas eu faço em fevereiro, com um mês de atraso, pode ser filho?
Bem, voltando à torta de bolachas canadense, saímos à procura dos ingredientes: leite condensado, leite, ovos, chocolate em pó, margarina, confeitos para enfeitar e o mais difícil: as bolachas Maria (Mary cookies, como disse o Douglas - hehehe).
Não existe bolacha Maria aqui no Canadá, mas encontramos uns biscoitinhos que eles dão para as crianças, tipo biscoitos de maisena. Não eram de maisena, mas de "Arrow-roots". Essa arrow-root é uma planta com a qual eles produzem uma certa farinha gomada tipo maisena. Está na wikipedia - hehe!
Resumo da ópera: fiz uma tortinha pequena, de uma receita só, mas ficou maravilhosa e todos na gostaram muito - ninguém conhecia esse tipo de sobremesa.
Então domingo, para o jantar na casa dos Klassen, fiz uma torta de bolachas de duas receitas pois eles têm dois filhos.
Eis a receita (em duas versões):

Português
Ingredientes:
l lata de leite condensado;
a mesma medida de leite;
l colher de margarina ou manteiga;
2 gemas;
3 colheres de chocolate em pó (Nescau, Toddy ou outro);
um pouco de leite para embeber os biscoitos;
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes numa panela e, em fogo baixo, cozinhe mexendo sempre até que comece a borbulhar e desgrude do fundo da panela;
Numa assadeira ou pote de plástico, disponha uma leve camada do creme de chocolate, uma camada de biscoitos Maria ou Maizena embebidos em leite (não muito molhados);
Faça camadas sucessivas de creme e biscoitos até terminar com uma camada de creme de chocolate;
Enfeite com chocolate granulado ou decorações de glacê coloridos.
Sirva gelada.

English
Ingredients:
One condensed milk can (350 ml);
The same quantity of milk (you can use the empty condensed milk can to measure the milk);
Two yolks;
One tablespoon of butter or margarine;
Three tablespoon of chocolate milk mix;
175 g of arrowroot or cornstarch biscuits;
Granulated chocolate, decorated sugar, or decorated crystal for decorate the dessert;
Milk to dip the biscuits.
Preparation:
1 - In a saucepan, put the condensed milk, the milk, the yolks, the butter or margarine and the chocolate milk mix;
2 - Mix all these ingredients;
3 - Cook the mixed in low fire until it becomes creamy;
4 – In a pot, put a layer of the chocolate cream;
5 - Dip the biscuits one by one in the milk and put them over the layer of cream until cover all the pot surface;
6 – Repeat the layers of chocolate cream and dip biscuits until you have finished all the cream that must be the last layer.
7 - Decorate as desired with granulated chocolate, decorated sugar, or decorated crystal.

2 comentários:

Jane disse...

Nara,
A minha solucao foi usar as bolachinhas Nilla, da marca Nabisco. Sao redondas e "gordinhas", menores que Mary cookies (hehe, gostei do nome!), mas da otimo resultado. E se encontrares algum mercado mexicano, vais descobrir muitos produtos similares aos brasileiros.

Anônimo disse...

Oi gente!!!

Desculpe tanto tempo ausente! Meu pc tá com problemas, e como em casa de ferreiro o passarinho nunca cai longe... aliás, o espeto é de pau, eu não to com muita paciência pra arrumar ele não, hehehhe...
(Nunca fui bom com esses malditos ditados)

Bom, não podia deixar de dizer que to com muita saudade da torta de bol.. aliás, de vocês! Nossa, to atrapalhado mesmo hoje...

Bom, deixa eu contar que sábado eu e a Nessa jantamos na casa do Douglas (hehe) e jogamos a segunda partida do nosso "canastrão". Os colorados venceram (pelo menos ali) essa batalha! Mas na guerra continuamos atrás, hehehehe.

No domingo, eu, a Nessa e a Andy fomos curtir um passeio em São Xico. Fizemos só uma meia dúzia de fotos (sem exagero) de lá e mais adiante eu mando pra vocês. As fotos tão na Nessa, assim que eu as tiver, eu posso enviar... ;)

Bom, basicamente com tudo isso, queria dizer que nosso finde foi bom e que a vida tá boa! :) Só com saudades do povo INTERNACIONAL aí...

Até mais gente!

Beijão pra ti mãe!
Pra ti, Iuri, é um abraço, tá? :P