terça-feira, 10 de abril de 2007

Pessoas que a gente gostaria de ter conhecido...

Como muitos de vocês já sabem, eu tenho representado a FACCAT na Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS, capitaneada pelo Banco do Brasil e que visa ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Taquara. Essa atividade me conquistou, me apaixonei pela causa e comecei a buscar formas de conhecer melhor essa cadeia, suas perspectivas, suas práticas, as relações institucionais e pessoais dos envolvidos na atividade leiteira.
Em junho de 2006 tive a oportunidade de participar do Congresso Panamericano do Leite, realizado na FIERGS, em Porto Alegre, o que me valeu a agregação de mais saberes sobre o assunto. Conheci pessoas diferentes e assisti palestras de conferencistas internacionais e compreendi que esse negócio de leite é discutido em todos os países do mundo (uns produzem, outros consomem, uns tem acesso a importantes tecnologias, uns tens subsídios, outros correm atrás...).
Em setembro do ano passado, logo que surgiu a possibilidade de virmos para o Canadá, procurei no site da Universidade de Western Ontário, se havia alguém que pesquisasse sobre o tema agricultura ou sobre a cadeia produtiva do leite.
Descobri que a Western não tem um curso específico sobre agricultura e pecuária, mas encontrei, no departamento de Geografia, um professor que pesquisava sobre paisagens rurais e sustentabilidade e desenvolvimento da zona rural: o professor Michael Troughton.
Muito timidamente, enviei-lhe um e-mail e, para minha grande alegria, ele me respondeu apenas dois dias depois, dizendo que estava aposentado, mas mantinha seu escritório na Western. Dr Michael me informou o endereço e me convidou para procurá-lo, assim que estivesse em London.
Chegamos aqui no dia 05 de março e nossos dias têm sido bastante ocupados e agitados até agora: instalação no apartamento, móveis, comida, roupas para o frio, ônibus, neve...
Descobri na semana passada que haverá uma Conferência Nacional de Agricultura aqui em London e vou me inscrever, pois não posso perder essa oportunidade. Fiz contato com uma Associação de Produtores de Leite de Ontário e vou conseguir umas visitas técnicas em fazendas, pontos de distribuição de produtos e, talvez, algumas indústrias de processamento de leite.
Então pensei: vou mandar um email ao prof. Michael e ver se ele vai participar da Conferência, ou se pode me acompanhar, ou me indicar para essas visitas! Antes, porém, decidi ler alguma coisa que ele escreveu, conhecê-lo um pouco mais.
Entrei no site da Western e encontrei um “Tributo à memória do Mike”.
A notícia foi chocante: Mike morreu de câncer, no dia 10 de março, cinco dias após a minha chegada no Canadá.
Não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas o que li no site da Western, me comoveu profundamente. Foi uma pena... ele seria o tipo de pessoa que eu gostaria de ter conhecido...
Abaixo, segue cópia dos emails trocados entre Mike e eu em setembro de 2006 e o link para a página do departamento de geografia da Western e o tributo ao Mike.
Não deixei de olhar a galeria de fotos do Mike.

Dr Muller,
I'm recently retired, but retain an office in the Department of Geography. I would be happy to meet you when you come to the University of Western Ontario. My office is in the Social Science Centre Room 1428. Tel: 519 661 2111 ext. 85021
Look forward to meeting you,
sincerely
Michael Troughton

----- Original Message -----
From: Nara Maria Müller
To: mjtrough@uwo.ca
Sent: Sunday, September 03, 2006 1:10 PM
Subject: Dairy Chain Development

Dr. Troughton,

My name is Nara Maria Müller and I live in Taquara, Rio Grande do Sul, Brasil. I am a professor at Management School at FACCAT - Faculdades de Taquara.

I am working with some organizations, like the Brazilian state-owned bank, Farmers Union, and Cooperatives, in a project whose objectives are developing dairy chain in Taquara.

My husband will engage in a research team in the Ivey business school, in the University of Western Ontario, with Professor Robert Klassen next year and I’ll go with him.

I read that dairy business in Canada is one of the most important economic sectors and dairy farms are organized and developed and I became very interested in knowing how we can improve our farms management.

We are very concerned with the sustainability of rural business and also with farmer’s quality of life in our region. I am especially interested in keeping young people, the next generation farmers, in the country.

So, I would like to know if I can meet you in order to talk about those issues when I visit Canada.

Thank you for your attention.

Nara Maria Müller
nara@faccat.br
FACCAT http://www.faccat.br/
+55-51-9702-7058

http://geography.uwo.ca/faculty/troughtonm/

Um comentário:

Marcia Diehl disse...

bá... que coisa, né? mas vá lá, amiga!!! tô vendo que vc anda correndo atrás disto, né? e olha q vc nem gosta de leite... hehehehe....