sexta-feira, 27 de abril de 2007

O domingo e a missa

Como o Iuri já falou num post anterior, temos ido à missa na St Peter's Cathedral Basilica, quase todos os domingos. Vínhamos tentando acompanhar as leituras e as respostas às orações, mas com certa dificultade devido ao fato de serem em inglês - risos. Reparei, entretanto, que o ritual é exatamente igual ao do Brasil, então ficava tentando adivinhar as palavras ditas pelos fiéis. Eles falam baixinho e "comem" as últimas letras (talvez devido aos horários das missas, seja a das 11 da manhã ou a da 1 da tarde - quem sabe o pessoal ainda não tenha almoçado e por isso, esteja com fome:))
Domingo passado, por exemplo, aconteceram duas coisas engraçadas: primeiro, no evangelho e na homilia, o padre falava sempre uma palavra que, para nós, soava como: "igl". Pelo contexto, eu interpretava que "eagle" - "águia em inglês - deveria significar algo como "criar asas" ou "se achar alguém muito importante" , "auto-suficiente". Lá pelas tantas, o Iuri disse baixinho a palavra: "ego!!!" Na verdade, a palavra dita pelo padre era "ego" cuja pronúncia, em inglês, é "igo" e não "igl" como tínhamos entendido antes. Bem, minha interpretação estava bem próxima do significado do ego, mas, certamente, tive que usar bastante criatividade (risos).
O segundo fato engraçado aconteceu depois da misa quando o Iuri e eu fomos sentar num banco do parque, situado ao lado da St Peter's Cathedral. Antes disso, preciso fazer um pequeno parênteses, e contar que ganhamos um livrinho da missa, presente de uma Ministra da Eucaristia, chamada Hellen. Eu havia encontrado o nome dela no site da igreja e lhe enviara um e-mail solicitando o ritual da missa por escrito, explicando minha nacionalidade e tal... Fechado o parênteses, vamos ao segundo fato: Conversando sobre a importância desse livrinho e de como ele faria diferença nas próximas missas, eu disse ao Iuri, que eu tinha levado um certo tempo até chegar à conclusão do que os fiéis respondiam depois de cada prece, quando o leitor dizia: "Pray for the Lord"- "Rezemos ao Senhor". A resposta dos fiéis era: "Lord! hear our pray" - "Senhor, ouve a nossa prece". Aí o Iuri riu e disse que sempre entendia: "Lord! Realplayer"... e pensava: por que eles pedem o "realplayer ao Senhor?"

Glossário:
Eagle: Águia
Ego: Ego
Lord: Deus
Pray: Reza, oração, prece
Realplayer: programa de computador que serve para reproduzir áudio e vídeo.

Depois disso, fomos caminhar um pouco pelo centro de London e acabamos contagiados pela população que enchia todos os bares e restaurantes da cidade e... comemos um hamburguer número 8 (o bife é maior do que o 6 :))

[ATUALIZAÇÃO: na verdade, eu também não estava entendendo porque o padre falava tanto nas tais de águias, até que caiu a ficha... antes da Nara, assim ela continua achando que eu sei mais inglês que ela... Outra coisa, o bife "nro 8" é um bife de 8 onças... Eu só lembrava que 6 onças era 170g, mas fazer essa regra de três na fila do "trailer de X" é que foi difícil. Além disso, nunca comprei "X" no Brasil por peso de bife, então não fazia nem idéia se 170g era muito, quem dirá... 170/6*8 = 226g! - Iuri]

Fotos e vídeos de domingo, encontram-se no endereço:

http://picasaweb.google.com.br/Nara.Maria.Muller/Domingo22DeAbril

2 comentários:

Marcia Diehl disse...

Realplayer??? huahuahuahua.... Pedir realplayer ao Sr.??? só vc mesmo....

Paulo disse...

Boa essa do RealPlayer!