quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Nova Ortografia

Se eu tivesse terminado a tese, poderia tentar justificar entregá-la em "Português antigo" - esse aí, que todos aprendemos na escola. Entrentanto, acho que minhas chances de terminar até 31 de dezembro de 2008 são muito pequenas. Um atraso aqui, outro ali, uma dúvida acolá... e assim passam os dias!

Uma preocupação adicional (ainda não conversei com meu orientador a respeito) é entregar o trabalho na nova ortografia da Língua Portuguesa. Cada vez que eu digito "frequente", o novo formato, o Word troca para "freqüente", o "antigo certo". Certamente, enviar o documento pronto para um bom professor de Letras resolva o problema por completo, mas uma ajuda computacional seria bem vinda.

Descobri que o OpenOffice já liberou uma versão do corretor ortográfico com as novas regras. Vou terminar o texto em Word, abrir ele no OpenOffice e passar o corretor ortográfico. Pelo menos "o grosso" da limpeza ele vai fazer para mim.

Ler mais em:

http://info.abril.com.br/blog/downloaddahora/20081210_listar.shtml?135952

2 comentários:

Ricardo disse...

Pois é, esta questão da nova ortografia é preocupante. Mesmo quem quiser começar a usar as novas regras já no começo de 2009 não vai conseguir pois o Word não vai deixar... Acho que já demorou pra Microsoft adequar o dicionário. Deveria ter um já para o primeiro dia de 2009 (amanhã). Afinal dinheiro para isso não falta. Só mais um comentário - apesar de estarmos no final de 2008 você disse "não conseguirei entregar minha tese até 31 de dezembro de 2007". Que atraso! rs

iuri disse...

Entretido:

Obrigado, realmente a data estava errada: era 31/12/08. Já corrigi.

Quanto aos erros do português novo, parece que serão tolerados até 2012. Até lá, talvez a Microsoft consiga desviar um pouco de recursos para limpar os bugs do Vista + Office 2007 (talvez daí tenha vindo minha confusão... quem sabe eu devesse mudar para Mac e usar o Office 2008?)

Depois dessa falha monumental de marketing e de projeto do Vista e Office 2007 (não está vendendo nem de perto o que deveria) e a crise financeira internacional, acho que eles não devem estar com tanta grana sobrando assim.

Abraços,

Iuri