Bifão e Legumes Refogados
Comprei o seguinte:
- 1 kg de coxão de dentro (ou coxão mole)
- 2 cebolas médias
- 1 beringela
- 1 abobrinha italiana
- 1 pimentão vermelho
Pedi para cortar a carne como um gordo bife, estilo barbacue americano, e temperei só com sal fino e pimenta do reino. Bati (ou tentei bater) como se fosse um bife normal. Isto deu uma amaciada extra na carne, mas não recomendo o procedimento. Mesmo eu tomando o cuidado de secar o sangue com papel toalha, o pedaço era muito grosso, uns 3 cms, o que fez com que pedaços pequenos de carne saltassem por toda a cozinha. Talvez seja possível ter maciez semelhante sem precisar bater.
Cortei os legumes todos previamente, coloquei em potes de vidro e fui para a beira da churrasqueira. Usei o disco de arado, que já estava bem quente e com uma ou duas colheres de óleo dentro. Primeiro refoguei a cebola, e tirei, deixando o equivalente a meia cebola no disco. Coloquei uma colher de óleo a mais e larguei aquele bifão para fritar. Selei dos dois lados e fui virando. Depois puxei para um canto do disco e fritei a beringela e a abobrinha, com mais metade de uma cebola (tirei do refogado). Quando este legumes estavam macios, eu coloquei o pimentão e dei mais um tempo (curto), apenas para amolecer um pouco. Retirei tudo e levei para a mesa.
Como a Nara gosta da carne mais bem passada do que eu, fui "lascando" aquele bifão e trazendo de volta para o disco, para dar uma terminada. Ficou bem macio e saboroso, e cada um comeu a carne como mais lhe apraz (eu prefiro ao ponto). De acompanhamento, apenas a salada de legumes.
Sobrou mais da metade. Pelas nossas contas, comem 4 pessoas (talvez fosse necessário fazer um arroz para guarnição). Almoço rápido, fácil e barato.
2 comentários:
Ficou uma delícia!!! Lendo o post, agora, às 23h07min, bateu aquela fome... hehehe!
Hoje eu fiz o bifão de novo. Sem os legumes.
Minha ideia era tentar acertar o ponto da carne, que saiu muito mal passada da última vez.
Desta vez, deixei uns 50 min. No disco, virando o tempo todo e colocando água para não torrar por fora. Ficou melhor, embora eu ache que não tenha atingido o ponto ainda.
Fiz com alcatre, não bati e ficou macio.
Postar um comentário