terça-feira, 26 de maio de 2009

Aniversário do Iuri / Iuri's Birthday

Domingo passado, dia 24, foi meu aniversário. Reunimos uns amigos aqui em casa (não cabem todos na foto), e fizemos uns petiscos na churrasqueira para ir beliscando, com saladas. Estavam me fazendo falta, estas festas.

Só não vieram alguns amigos por força da distância. Como temos uma rede de amigos espalhados no mundo (Canadá, EUA, Austrália) e pelo Brasilzão afora (RJ e outras paradas), nem todos puderam vir. Vou mandar o link para este post para eles verem o que perderam...

A Sofia, que estava aqui, na volta para casa de sua mãe, disse: "Pai, eu quero uma festa de aniversário, mês que vem." Boa ideia!

****

Last Sunday was my birthday. We had some friends at home and barbacued something to eat with salads. I was missing those parties.

Some friends couldn't come, mainly because they are overseas (Canada, US, Australia) or in other parts of the country (Rio). I will send them a link to this post, so they can see what they missed.

Sofia, who was here, later said that she wants a party for her birthday, next month. Great idea!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Brechó do Rotary

Entre as muitas obras sociais que o Rotary realiza, destaco, hoje, o brechó. Foi criado em 2008 e sua sede é no porão do Clube Comercial de Taquara (onde funcionava a boate do Clube, antigamente).

Esse brechó conta com o trabalho voluntário das Rotarianas, das mulheres da Casa da Amizade (esposas de rotarianos) e outras mulheres da sociedade taquarense e festá aberto todos os sábados pela manhã.

As roupas, os calçados, bijouterias, acessórios, bolsas, malas, livros e outros artigos comercializados no brechó do Rotary, são adquiridos através de doações da comunidade.

Fiquei impressionada no último sábado, quando fui visitar o brechó (para aprender a trabalhar nele), com o número de pessoas que vêm ver e comprar as mercadorias. E mais impressionada fiquei, com a qualidade das roupas e calçados que são oferecidas. Tem roupas para todos os gostos e estilos.
Com esse friozinho que está fazendo agora, acredito que amanhã vai aumentar o número de clientes. Tomara!
O dinheiro arrecadado com as vendas é todo revertido para alguma causa social e, muitas vezes, ajuda a custear algum outro evento realizado em prol da sociedade taquarense.
Vale a pena conferir!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Chá da Xícara

A Casa da Amizade, constituída de esposas de rotarianos, promove, desde 1998, um evento chamadao "Chá da Xícara". O evento é beneficente e o seu nome se deve ao fato de que, além de tomar um gostoso chá, com guloseimas preparadas com muito carinho e apreciarem shows e desfiles de moda, os participantes ainda levam para casa uma linda xícara, pintada à mão, como essa que eu estou segurando, na foto ao lado. Foi no chá da xícara de 2006.



No próximo dia 11 de Julho, a Casa da Amizade vai realizar o seu 12° Chá da Xícara, no Clube Comercial de Taquara. Eu, assim como todas as companheiras rotarianas e da casa da amizade, estamos oferecendo cartões para quem quiser participar.
Vejam, à direita, parte da minha coleção de xícaras. É só uma amostrinha das belas xícaras que podem ser colecionadas por pessoas de bom gosto e que apreciam ajudar ao próximo.

Neste ano, o lucro do Chá da Xícara será doado para a Embaixada Feminina de Amor ao Hospital, a fim de que possamos, em breve, ter um hospital qualificado na nossa querida Taquara.

O cartão para o Chá da Xícara custa R$ 35,00, mas o bem que ele faz à comunidade, não tem preço.
Ah! O evento é para homens e mulheres de qualquer idade.

Sou Rotariana

Eu sempre tive vontade de fazer atividades voluntárias que pudessem contribuir, de alguma forma, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas sempre parecia que não estava na hora, que eu não podia assumir tais compromissos, por conta do meu trabalho, da falta de tempo, enfim, desculpas, não faltavam. Em 2007, quando o Iuri e eu estivemos no Canadá, eu tinha tempo e, para melhorar meu inglês, fui fazer trabalho voluntário numa instituição que cuida de meninas carentes: Big Sisters of London. Foi uma experiência marcante na minha vida, guardo na memória passagens como a declaração de uma menina de 11 anos que, ao ser servida por um garçom num daqueles cafés estilo francês, exclamou: "I feel so special!" (Eu me sinto tão especial!). A emoção da menina era visível e eu me senti tão gratificada por estar ali, acompanhando aquele grupo e fazendo parte de momentos tão especiais para as meninas. Decidi que tinha que fazer alguma coisa assim quando voltasse ao Brasil.

Voltei em janeiro de 2008 e assumi tanto trabalho que não me permitia ter tempo para o voluntariado. Sentia vergonha porque meu filho mais velho - Douglas - é super dedicado às atividades voluntárias desde seus 14 anos, quando ingressou no grupo "Onda", da Igreja Católica, ajudando, mais tarde, a fundar o Interact e o Rotaract, ambos, grupos jovens ligados ao Rotary Club.

Neste ano, finalmente, por incentivo do Douglas e do meu marido, que também tem vontade de participar do Rotary, decidi aceitar o convite recebido há alguns anos, por várias integrantes do Rotary Club de Taquara.



No dia 16 de abril de 2009, aconteceu a solenidade de minha posse no Rotary Club de Taquara, e, daquele dia em diante, estou à serviço desse clube e da comunidade taquarense.

Na foto do início deste post, o Douglas está colocando o pin de Rotariana na minha roupa.
Na foto à esquerda, eu com a presidenta do Rotary Club de Taquara, Elena Weber e à direita, com a sra. Wanda Werlang, que, em 2005, foi a primeira rotariana a me convidar para ingressar no clube.



Na foto à esquerda, meus amados familiares que foram prestigiar a minha posse no Rotary. Na terceira mesa, da esquerda para a direita: meu filho Lucas, meu pai, minha mãe, meu marido Iuri e eu. Na foto à direita, Iuri e eu.

Obrigada, Douglas, obrigada ao Iuri, ao Lucas e aos meus pais, pelo apoio que me deram e que continuam dispensando a mim. Obrigada Elena Weber, obrigada Wanda Werlang, obrigada a todos os companheiros do clube de Taquara que me acolheram.

Que Deus sempre continue conosco e nos fortaleça na amizade e no amor ao nosso semelhante.

PEIEX: Uma oportunidade para as indústrias brasileiras

Em março deste ano, a FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara - implantou o Núcleo Operacional do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora), que, através de um convênio com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), visa preparar indústrias de pequeno, médio e grande portes para exportarem seus produtos. No Rio Grande do Sul existem 5 (cinco) Núcleos Operacionais atuando desde o início deste ano, cada um deles, ligado à uma Instituição de Ensino Superior ou de apoio à gestão empresarial. Cada Núcleo tem a incumbência de inscrever, diagnosticar e implementar melhorias em um número "X" de empresas, que compreendem uma ou mais regiões definidas pela Apex-Brasil. O Núcleo Operacional da FACCAT, por exemplo, atua nas regiões dos COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) Paranhana / Encosta da Serra e Hortênsias, totalizando 17 municipios e com a meta de atender 140 indústrias até fevereiro de 2010.

Como eu já tinha coordenado o Programa Extensão Empresarial, entre 2000 e 2005, fui designada para ser a coordenadora do PEIEX /FACCAT.

Em nosso Núcleo Operacional contamos com uma monitora extensionista que coordena a equipe de quatro técnicos extensionistas e quatro estagiários.


De 11 a 20 de março, toda a equipe do PEIEX/ FACCAT participou de capacitações que envolveram a metodologia do projeto e trocas de experiências entre os técnicos extensionistas, de acordo com suas áreas de conhecimento específico. Tivemos mini cursos de Negócios Internacionais, Finanças e Custos e noções de Gestão da Produção.

Desde 23 de março até 08 de maio, o Núcleo já inscreveu 25 empresas e várias melhorias já foram implementadas.

Sabe-se que no momento atual, a situação está muito favorável às negociações internas, entretanto, o mercado externo está se ampliando, com países em desenvolvimento, ávidos por mercadorias brasileiras. Para isso, nossas indústrias precisam se organizar internamente, além de conhecer os meios disponíveis para mostrarem e comercializarem seus produtos no exterior.

A Índia, por exemplo, está se apresentando como um potencial mercado consumidor, assim como a África, os Emirados Árabes e até mesmo a China. Então, vamos novamente encontrar o caminho das Índias? Está na moda, não é?

O Núcleo Operacional do PEIEX /FACCAT está instalado no Centro de Extensão Comunitária da FACCAT, à rua Júlio de Castilhos, 2752, em Taquara. O telefone do Núcleo é (51) 3541-5320.

Mais informações sobre o PEIEX poderão ser encontradas no site: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=360