PEIEX: Uma oportunidade para as indústrias brasileiras
Em março deste ano, a FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara - implantou o Núcleo Operacional do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora), que, através de um convênio com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), visa preparar indústrias de pequeno, médio e grande portes para exportarem seus produtos. No Rio Grande do Sul existem 5 (cinco) Núcleos Operacionais atuando desde o início deste ano, cada um deles, ligado à uma Instituição de Ensino Superior ou de apoio à gestão empresarial. Cada Núcleo tem a incumbência de inscrever, diagnosticar e implementar melhorias em um número "X" de empresas, que compreendem uma ou mais regiões definidas pela Apex-Brasil. O Núcleo Operacional da FACCAT, por exemplo, atua nas regiões dos COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) Paranhana / Encosta da Serra e Hortênsias, totalizando 17 municipios e com a meta de atender 140 indústrias até fevereiro de 2010.
Como eu já tinha coordenado o Programa Extensão Empresarial, entre 2000 e 2005, fui designada para ser a coordenadora do PEIEX /FACCAT.
Em nosso Núcleo Operacional contamos com uma monitora extensionista que coordena a equipe de quatro técnicos extensionistas e quatro estagiários.
De 11 a 20 de março, toda a equipe do PEIEX/ FACCAT participou de capacitações que envolveram a metodologia do projeto e trocas de experiências entre os técnicos extensionistas, de acordo com suas áreas de conhecimento específico. Tivemos mini cursos de Negócios Internacionais, Finanças e Custos e noções de Gestão da Produção.
Desde 23 de março até 08 de maio, o Núcleo já inscreveu 25 empresas e várias melhorias já foram implementadas.
Sabe-se que no momento atual, a situação está muito favorável às negociações internas, entretanto, o mercado externo está se ampliando, com países em desenvolvimento, ávidos por mercadorias brasileiras. Para isso, nossas indústrias precisam se organizar internamente, além de conhecer os meios disponíveis para mostrarem e comercializarem seus produtos no exterior.
A Índia, por exemplo, está se apresentando como um potencial mercado consumidor, assim como a África, os Emirados Árabes e até mesmo a China. Então, vamos novamente encontrar o caminho das Índias? Está na moda, não é?
O Núcleo Operacional do PEIEX /FACCAT está instalado no Centro de Extensão Comunitária da FACCAT, à rua Júlio de Castilhos, 2752, em Taquara. O telefone do Núcleo é (51) 3541-5320.
Mais informações sobre o PEIEX poderão ser encontradas no site: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=360
Um comentário:
Olá,
Sou Gustavo Garcia Dantas, Técnico Extensionista atuando no estado da Bahia. Acredito muito no PEIEx, e sem dúvida é o que nossas micro, pequenas e médias empresas estão precisando para entrar no mercado global com mais competitividade.
Abraços,
Gustavo Garcia Dantas
Técnico Extensionista – Bahia
gustavog@fieb.org.br
Postar um comentário