terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sábados.com

Atirando aviõezinhos nos alunos
Na FISUL, para conseguirmos dar conta dos dias letivos e carga horária de aulas, exigidos pelo Ministério da Educação, nós recuperamos todos os feriados, aos sábados.
Como nem todos os acadêmicos podem participar das aulas aos sábados, visto que muitos trabalham nesses períodos, criamos, por iniciativa de um de nossos professores, um sistema de palestras que congregam todas as turmas que precisam recuperar os tais feriados. Decidimos implantar o "Sábado.com", sempre com algum tema interessante. No primeiro semestre foram dois sábados.com, um foi "com Economia" e o outro foi "com a China". Neste semestre, tivemos dois sábados de recuperação, um sábado.com Finanças Pessoais - Parte I e outro sábado.com Finanças Pessoais - parte II. Este último foi no dia 16 de outubro. Em todos esses sábados, exceto o sábado.com a China, eu coordenei a parte das dinâmicas de grupo, sempre envolvendo atividades lúdicas relacionadas ao tema principal.

Aviãozinho de dinheiro
No dia 16 de outubro, fiz a dinâmica do "Quem quer Dinheiro?", imitando o programa do famoso comunicador Silvio Santos. Confeccionei aviõezinhos de papel, com cópias sem valor de notas de R$ 100,00 e, ao fazer a célebre pergunta: "quem quer dinheiro?", lançava um aviãozinho e todos os acadêmicos e professores presentes, levantavam para tentar alcançá-lo. Foram 10 aviõezinhos, ao todo e a brincadeira terminou com uma conclusão: "Gostamos da brincadeira, pena que o dinheiro não era de verdade", disseram os participantes. Nesse momento, fiz um processamento da atividade, dizendo que, no mercado financeiro - bancos, financeiras e, até mesmo nas lojas, há uma grande oferta de dinheiro, que, à primeira vista, parece muito atraente. Depois de captar esse dinheiro, entretanto, muitos consumidores se vêem diante de situações financeiras difíceis, tendo contraído dívidas que não conseguem pagar. Aí percebem que "aquele" dinheiro ofertado, também não era de verdade.

Foi muito interessante, pois a palestra proferida pelo professor Vinícius Triches era, justamente, sobre o endividamento pessoal.

Nenhum comentário: