sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FISUL JUNIOR

Estou coordenando e acompanhando os trabalhos da empresa júnior da Fisul - FISUL JÚNIOR - e para quem não conhece uma empresa júnior, seguem algumas informações.
Empresa Júnior é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada e gerida por acadêmicos de cursos superiores, sempre ligados a um ou mais cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. A finalidade é preparar esses acadêmicos para a atividade de consultoria empresarial, aplicando, na prática, os conceitos vistos em sala de aula. A participação em uma empresa júnior é voluntária, mas todos os participantes declaram valer a pena, uma vez que lhes confere uma instrução extra curricular, agregando a eles, uma competência a mais na vida profissinal futura. A primeira empresa júnior surgiu na França, em 1967 e, no Brasil, as primeiras empresas juniores foram implantadas nos anos 1980.
Maiores informações podem ser obtidas em
http://universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=6541

O grupo de consultores da FISUL JÚNIOR está atendendo seu primeiro cliente, uma empresa de conexões em aço e ferro, aqui de Garibaldi. No dia 03 de novembro, quarta-feira, fui ministrar um curso de 5 S na empresa, para o grupo de proprietários (3) e de funcionários (6). Foi a primeira parte do curso e a segunda será no dia 19 de novembro.

Primeiro fizemos uma apresentação geral, com uma dinâmina de integração (novelo de lã, conforme foto à esquerda), onde cada integrante fala um pouco de si, enquanto segura o novelo. Passa o novelo a outro integrante, segurando uma parte do cordão. Ao final, todos ficam ligados por uma rede e aí é feita uma reflexão sobre a importância da equipe, da união, da troca de informações e de experiências, para o comprometimento na implementação de programas de qualidade.



Em seguida, eu apresentei alguns conceitos dos dois primeiros "S": Seiri e Seiton (Senso de Descarte ou de Utilização e Senso de Organização, ou de Ordenação).




Depois disso, entreguei-lhes uma caixa vermelha cheia de itens
misturados e pedi que eles fizessem um descarte, pensando em manter apenas o necessário para a organização de uma mesa de escritório. Foi muito legal, todos participaram e fizeram direitinho.

Ao final, um dos proprietários, senhor Ademir, assou alguns salsichões que foram comidos com pães (salsipão). Era seu aniversário.

Deixamos algumas tarefas para a equipe, que deverão ser concluídas até a próxima aula, no dia 19 de novembro: confeccionar e dispor os cartazes de descarte e organização, e aplicar, nos seus setores de trabalho, os dois primeiros "S".

Nenhum comentário: