segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Quadrado, Círculo, Triângulo

Eu recém havia entrado na primeira série do ensino fundamental. Devia ser uma daquelas tardes quentes de março, em que meus vizinhos e eu íamos jogar bola no fundo do pátio. Mas aquele ano eu teria um empecilho adicional, além da chuva e de outros problemas mundanos, que me impediria de sair para brincar. O tema de casa. Meu tema aquele dia era preencher uma folha de caderno, repetindo um padrão que havia no alto da página:


Sempre fui um bom aluno, prestava atenção às aulas e tudo, mas odiava fazer os temas de casa. Tive incontáveis bilhetes das professoras devido a essa minha característica. Para mim, o tempo “extra” era meu, não para o colégio. Havia uma época, mais tarde, em que carregava todos os cadernos das disciplinas na mochila para não ter que olhar para ela em casa.

Mas naquela tarde, eu estava bem no começo da minha relação de confronto com os temas de casa. Detesto trabalhos repetitivos. E lá ia eu, sofrendo - pela terceira linha de quadrado, círculo, quadrado, traço - quando minha mão escorregou acidentalmente e saiu um traço um pouco maior: ---. Eu tentava, com de toda forma, fazer o mais parecido possível com o desenho da professora. A gente, nessa idade, não faz a menor idéia de quanto parecido tem que ficar com o modelo, então se esforça ao máximo para ficar exatamente igual.

O primeiro impulso foi apagar e fazer menor. Rapidamente, tive uma inspiração: o traço era o movimento mais rápido! Se eu fizesse traços ligeiramente maiores, terminaria mais rápido e iria jogar bola. Realmente, ninguém teria notado se eu seguisse fazendo traços ligeiramente maiores.

Mas nããão... eu já estava impaciente no meio da página. Fazia “traços” de quase meia linha.

Resultado: quando terminei, minha mãe foi conferir os temas. Ela arrancou a página e me fez fazer tudo de novo... ninguém fica perfeccionista por acaso...


***


Para fazer a pesquisa, além de ter o questionário pronto, preciso também uma relação de empresas para as quais mandar o questionário. Não quero entrar em detalhes, mas a lista de empresas provem de duas fontes distintas, uma gerada pelo Environment Canada e outra gerada por uma empresa de Marketing, a Scott, que vende um CD com a lista de contatos de todas as empresas de manufatura do Canadá.

Juntar as informações das duas listas requer um bocado de trabalho “manual” e repetitivo em frente ao computador. Claro que, à medida que o trabalho foi avançando, fui ficando “mais esperto” e aprendendo formas de acelerar o processo, ocultando colunas com informações irrelevantes, classificando as empresas por ordem alfabética de nomes, etc. Mas ainda assim, o trabalho é muito repetitivo.

Lembrei do meu tema da primeira série: quadrado, bola, triângulo. E comecei a rir sozinho na frente do computador: “Deve ser praga da minha mãe”. Hehehe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!!!
Muito boooa!!! Eu coordenaaaada como sou, tambpem adorava esses temas...rsrsrs... Ah! E tive que fazer alguma coisa parecida na auto escola...Estou vendo que essa coisa de repetir, repetir, repetir e repetir vai longe...socorro...rsrsrs
Bjão,queridos!!!