quinta-feira, 8 de abril de 2010

Herança Maldita

Esta coisinha, menor que um lápis, foi o que me sobrou de um laptop que eu comprei no Canadá. Eu estava lá, fazendo o doutorado, e precisei de uma máquina mais potente. Comprei um HP que estava de oferta... Quem viu "Marley e Eu"? No filme, o casal escolhe o filhote que estava em oferta e tomam na cabeça a vida inteira com ele.

Bom, com este laptop não foi diferente. Para começar, ele foi meu primeiro (e último) contato com o Ruindows Vista. O sistema é tão ruim que nenhuma universidade ainda o adotou, e já lançaram seu sucessor (a propósito, o que se encontra nos laboratórios de informática das universidades ainda é o velho e bom XP).

Além disto, eu descobri que meu computador havia sido usado, devolvido à loja e me vendido como novo! Fui lá reclamar e eles queria me cobrar um "restock fee", uma taxa para pegar de volta. Enfim, perdi mais tempo com o tal computador novo do que se tivesse mantido o velho e esperado um pouco mais para abrir os programas, ligar, etc...

No fim do ano passado, ele começou a mostrar um truque novo e perverso: ligava quando queria. Foi indo, indo, até o dia que eu tive que deixar ligado o tempo todo, sob pena de não conseguir mais trabalhar. Meus dados, a esta altura do campeonato, já estavam em um disco (HD) externo. Até o dia que ele morreu. Não ligava nem com banda de música tocando.

Desmanchei ele todo. Coloquei ele dentro de um saco plástico e levei para uns amigos que têm assistência técnica, para eles usarem as peças caso algum cliente precisar. Tirei as memórias, a fonte de energia e a bateria e dei para o Douglas, para ele mandar para uma amiga que tem HP. E fiquei com o disco rígido (HD), este da foto. Como ele tem 120 GB, comprei um adaptador (chama "case") para usar como HD externo. E usei como um pendrive gigantesco, transportando arquivos de trabalho.

Ontem trabalhei como um doido, dando os últimos retoques no plano de ensino e nas bibliografias da minha disciplina no mestrado (Gestão de Operações Sustentáveis). Quando chegou no final do dia, fechei todos os arquivos. Pensei: "Vai que acontece algo com este disco". Mandei o plano de ensino para mim, por email. Desliguei o disco, e quando fui guardar na minha pasta, não sei o que houve, mas sei que ele caiu no chão. Guardei ele e vim para casa trabalhar. Quando cheguei em casa, liguei o disco e... morto! Minha sorte é que eu tenho um programa (Synctoy) que sincroniza meus arquivos. Assim, eu "só" perdi um dia de trabalho. Podia ter perdido tudo... A Nara lembrou de uma outra história, em que perdi um dia inteiro de trabalho por causa da dupla Word 2007 / Windows Vista.

De qualquer forma, tudo resolvido. O HD da foto está estragado mesmo, e vai para a prova de arremesso à distância. O tal "case" vai ser guardado, para um outro momento. Comprei um HD externo novo para poder continuar trabalhando sem ter que levar um "chumbtop" (laptop pesado) para cima e para baixo. Consegui dar minha primeira aula hoje e entregar o plano de ensino para os alunos. Consegui baixar de novo todos os artigos que tinha baixado ontem, bem mais rápido, pois o link deles estava ainda no histórico do Firefox da minha máquina na universidade. Enfim, tudo resolvido. Me livrei da última peça do laptop maldito!

Nenhum comentário: