sábado, 5 de janeiro de 2008

Devagar se vai ao longe

Acabei comprando o Office 2007. A UWO tem um acordo com a Microsoft em que eles vendem uma licença para alunos por cento e poucos dólares. Tinha medo de colocar minha tese nas mãos de um editor gratuito, como o OpenOffice. Vai que dá um problema: reclamar para quem? Além disso, eu estava recebendo arquivos em formato docx, que só o Word 2007 lê, e estava chato ter que converter, etc.

Eu sempre salvo meus arquivos no formato antigo, para poder trocar arquivos com as pessoas normais. E não forçar ninguém a comprar essa ... versão nova do Word. O formato antigo é reconhecido pelas versões anteriores do Word e quase todos os outros editores (WordPerfect, OpenOffice...), então consigo trocar arquivos sem problemas.

Bom, mas o Word 2007 é horrível para se trabalhar. Ele não tem absolutamente nada igual às versões anteriores. A não ser que a pessoa tenha memorizado todos os atalhos de teclado das versões anteriores (o que não é meu caso), tem que ficar meia hora procurando na tela como é que faz mesmo aquela coisa que ficava no menu "Inserir" do Word velho... E às vezes, com isso, se vai a linha de raciocínio que eu estava tentando desenvolver. Realmente, eu prefiria agora investir meu tempo em algo útil para o doutorado, ao invés de re-aprender a usar o editor de texto.

Mas o pior aconteceu hoje. Ontem eu abri um arquivo do Word para edição. É um artigo que está "em cima do laço" para o prazo final de submissão para um congresso. Fiquei até tarde ontem editando o arquivo. Hoje fui abrir... nenhuma das alterações que eu fiz ontem estavam lá! Procurei pelo computador todo, mandei buscar todos os arquivos alterados desde de 1 de janeiro... Nada! Sumiu. Não me pergunte o que foi. Eu tenho certeza de ter saído salvando. Aliás, eu salvo os meus trabalhos com freqüência. Não sei o que pode ter acontecido. Reclamar para quem?

Hoje passei o dia refazendo o trabalho de ontem. Legal, né? Parece aquele jogo, "devagar se vai ao longe". Versão doutorado: atira o dado, avança 3 casas, lê as instruções: "Seu editor de texto deu problema: volte 3 casas".

Enfim, vamos em frente! Tem coisas piores.

Minha resolução para 2008 era terminar a tese ainda esse ano. Eu não queria ter muitas outras, para não desfocar. Mas acho que incluir na minha lista para 2008 me livrar do Word ainda esse ano não está fora de cogitação.

Nenhum comentário: