terça-feira, 24 de outubro de 2017

Curiosidades




O gato canadense

Numa quinta-feira à tardinha, Iuri e eu resolvemos tomar um chimarrão na frente de casa. Era dia 06 de julho e, como aqui era verão, o sol se punha lá pelas 21 horas – horário local.

Primeiro um gato se aproximou de mim, como se eu fosse sua melhor amiga. Estranhei porque eu não tenho gatos nem cachorros. 

Acabei tirando uma foto porque, além de achar curioso que o gato tivesse me escolhido para ficar perto de mim, ele também era muito grande. Aliás, essa é uma característica dos gatos canadenses: são muito grandes.



A lua nos hemisférios Norte e Sul

Em seguida, percebi que já podíamos ver a lua, embora ainda fosse claro. Comentei com o Iuri: “olha a lua está minguante” e ele respondeu: não pode ser, há poucos dias ela estava nova e agora deve ser crescente.

Realmente, a lua estava crescente. Imediatamente, eu fotografei a lua e pedi para alguém da família tirar uma foto da lua no Brasil. 

Minha enteada, Sofia, atendeu ao meu pedido e tirou uma foto da lua. E ela aparecia em formato inverso à que estávamos vendo aqui no Canadá.


 Lua em Santa Maria - RS/Brasil

 Lua em London - ON/Canadá

É interessante observar que, por estarmos no hemisfério norte, enxergamos a lua pelo outro ângulo.
Além disso, como no Brasil era inverno naquele dia, a noite já estava bem escura e fria.

Agradeço à Sofia, por ter enfrentado esse frio para bater a foto.


Nenhum comentário: