sábado, 26 de maio de 2007

Quantas famílias sua propriedade pode sustentar?

Hoje fomos, eu e a Nara, à Stanton Farms. Eu já havia ido com uma visita da University of Western Ontario, e a dona da fazenda foi tão solícita quando eu disse que a Nara estudava o assunto no Brasil que acabamos voltando lá hoje.
A Stanton Farms é uma fazenda de leite, com aproximadamente 1000 vacas, 800 em lactação, e capacidade total para até 2000 vacas. É um negócio realmente impressionante. A Sandy, a dona da fazenda, disse que fazendas desse patamar são até comuns nos Estados Unidos, senão maiores. Da outra vez, o meu grupo, do Centro de Sustentabilidade, foi chamado, junto com a turma da engenharia, para conhecer o biodigestor, que está em implantação.
Como eu hoje estava com a Nara, perguntei a ela se as fazendas pequenas eram rentáveis aqui, pois afinal de contas, esse é o foco do programa em que a Nara está trabalhando no Brasil (pequenas propriedades de leite). A resposta dela foi interessante: ela disse que uma pequena fazenda até é rentável, mas só sustenta uma família, e os donos têm que trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana...
Na Stanton, trabalham o casal e três dos quatro filhos. A outra filha está fazendo mestrado em Epidemiologia, após ter se formado em Ciências Animais na Universidade de Guelph. Ou seja, todos os filhos se interessam pelo leite. Segundo ela, foi isso que os motivou a expandir tanto. O casal tinha, quando mais novos, 50 vacas. Mas como os filhos se interessavam em continuar, eles expandiram a fazenda. "Se não tivéssemos filhos, não faríamos isso. Já estamos muito velhos." - disse ela.
Então, acho que montamos uma peça a mais no quebra-cabeças de manter os jovens produtores, as novas gerações, no campo. A pergunta é: quantas famílias sua propriedade pode sustentar? A lógica do casal Stanton é clara: se um filho casa, e tem filhos, a propriedade passa a precisar sustentar duas famílias, e não mais só uma. Se o casal de produtores rurais tem que trabalhar de sol a sol, todos os dias da semana, para manter a família e os filhos, como essa propriedade vai sustentar mais uma família?
Como o leite fluido é uma commodity barata, o negócio é ter volume e baixo custo. E é isso que as modernas fazendas norte-americanas (Estados Unidos e Canadá) buscam. A comparação é simples: a pequena propriedade é como a pequena loja, com poucos lucros (ou mesmo nenhum) e os donos trabalhando todos os dias para pagar os impostos e as contas. As grandes fazendas são como o Wal-Mart...
E eu que achava que visitar uma mega-propriedade não faria sentido... Do ponto de vista técnico, com seus computadores, grandes estábulos, biodigestor e toda a parafernália tecnológica, realmente a experiência da Stanton não ajuda muito. Mas do ponto de vista gerencial e administrativo, e da própria gestão da família rural, seu desdobramento e sua sustentabilidade no longo prazo, essa visita de hoje nos gerou uns insights bem interessantes.
Acho que a Nara vai querer postar suas impressões em um post separado.

Um comentário:

gustavo uriartt disse...

Te lembra quando comentava com vc. acerca daquela clássica pergunta."Dá para rico com uma pequena propriedade rural?". A minha resposta sempre é "depende o que a pessoa considera como padrão de riqueza.". Hoje as possibilidades de investimento em produção primária são muitas.Assisti semana passada uma feira de horticultura em Caxias do Sul e ouvi coisas bem interessantes sobre a cultura da Uva no Brasil e no Mundo. Realmente a gente tem que sacar de quantos vão depender da atividade primária, e então montar o "tamanho" dela. É exatamente como a questão de quanto devemos ganhar por mês para manter nosso padrão de vida...