sexta-feira, 4 de maio de 2007

Coincidência ou providência Divina?

Sábado, durante o encontro com as mulheres brasileiras que vivem em London, uma delas, a Lia, sugeriu que eu procurasse um trabalho voluntário para tornar meu inglês mais fluente. Pensei bastante na possibilidade, pois gosto de ajudar pessoas, participar de campanhas ou trabalhos que tenham propósitos nobres.
Domingo o Iuri e eu saímos para caminhar, pois o sol estava brilhando sobre o céu de London. Fomos almoçar no Masonville Plaza, uma espécie de Shopping Center (aqui eles não chamam esses lugares de Shopping Center, mas de Mall).
Todo mundo conhece aquelas folhas de papel com alguma ilustração ou mensagem que as lanchonetes colocam sobre as bandejas de lanches, certo? Eu não tenho nem idéia de como se chamam, mas o Iuri sugeriu "tapetes de bandeja". Pois bem, durante o almoço, o Iuri observou no tapete da bandeja da lanchonete, que havia uma chamada para um Projeto chamado "Big Brother Big Sisters of Canada" que estava solicitando voluntários. Levei o "tapete de bandeja" para casa, entrei no site (www.sharealittlemagic.ca) e descobri o tipo de serviços que eles oferecem à comunidade: São orientações e acompanhamentos a jovens chamados: "little brothers ou little sisters", de 6 a 16 anos, cuja vida em família não lhes proporciona um bom desenvolvimento pessoal. Então os big brothers ou big sisters atuam como orientadores educacionais e vocacionais. Enfim, o trabalho consiste em dedicar três horas semanais a um jovem, sair para passear, ir a bibliotecas, levar para a própria casa e ensinar-lhe coisas que possam ajudá-lo a ter melhores perspectivas de vida.
Mandei o e-mail e, segunda-feira, a gerente de uma unidade do Projeto me respondeu, pedindo para ligar e marcar um horário. Fiz isso e marcamos para quarta-feira à tarde.
Quando cheguei à sede do Projeto Big Sisters, fui muito bem recebida pela gerente, Cathy. Ela me explicou que fazem contratos de 12 meses com as Big Sisters, então eu não poderia atuar nessa atividade, pois só vou ficar em London até janeiro de 2008. Entretanto, ela me questionou sobre o que eu fazia no Brasil então eu contei a ela sobre meu trabalho na FACCAT como professora de cursos de empreendedorismo para empresários de pequenas empresas e ela sugeriu que eu poderia trabalhar com ela, ministrando aulas de motivação para sua equipe, além de lhe dar dicas para melhorar seus métodos de liderança.
Mas o mais impressionante foi quando eu disse a ela que estava trabalhando num projeto para ajudar produtores de leite de pequenas propriedade a melhorar seus métodos de gestão. Falei da Estratégia DRS, das atividades das entidades parceiras e vi seus olhos brilharem! Ela me perguntou: "Você sabe onde eu moro?". Eu disse que não, afinal eu a estava conhecendo naquele momento. Ela disse que mora numa "dairy farm": uma fazenda de produção de leite. O marido da Cathy é produtor de leite há mais de 30 anos. Ela me convidou para visitar sua fazenda e mais duas propriedades vizinhas, contar-lhes sobre o meu trabalho no Brasil e obter informaçãos sobre as práticas da atividade leiteira no Canadá. Provavelmente o Iuri e eu faremos essa visita no próximo sábado, dia 12.
Esse encontro foi realmente inesperado para mim e para a Cathy. Ela própria disse: "Parece que Alguém mandou você aqui e nos colocou juntas!"
Eu tenho certeza que Alguém me mandou ir até lá...

3 comentários:

Unknown disse...

Mas aaaa, cunhada! Tu é bem pé quente, heim?? Até num "tapete de bandeja" tu arranja trabalho, mulher!! Bjão p vcs dois.

gustavo uriartt disse...

Como sempre diz um amigo meu. "O Universo conspira..." no teu caso, sempre a favor, o que não é de se estranhar, pois quem tem um bom astral sempre "puxa" coisas positivas.

Marcia Diehl disse...

credo... esta foi de arrepiar... :)
parabéns!!!!!!