sábado, 12 de maio de 2007

Trabalho voluntário

Na semana que passou eu comecei meu trabalho voluntário no Big Sisters of London. Terça-feira, dia 08 de maio, fui a uma reunião de inscrição para exercer trabalhos voluntários, na sede do Big Sisters. Funciona assim: as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias, entram em contato com a ONG e informam seu nome e telefone. Depois disso é marcada a reunião de inscrição. Eles chamam esse processo de "application".
Na reunião de terça-feira, estávamos a gerente geral, sra. Cathy Urquhart, eu e mais quatro potenciais voluntárias ao programa Big Sisters. A Cathy se apresentou e, em seguida, todas nós também nos apresentamos. A Cathy disse que estava nervosa por apresentar o programa ao grupo, pois não é professora e não está acostumada a falar em público. Disse que, pelo fato de eu ser professora no Brasil, ela ficara um pouco constrangida e estava vencendo uma barreira... isso foi engraçado, porque eu também estava vencendo uma barreira: afinal, tinha que me apresentar em inglês (risos), mas me saí muito bem. Todo mundo aqui, exceto eu, acha que eu falo muito bem inglês. Estou quase me convencendo disso.
A Cathy explicou como funciona a entidade, quais os programas que ela oferece às meninas e como a estrutura é mantida.
Ao final, cada candidata a voluntariado preencheu uma ficha de inscrição (form application) de quatro páginas e a reunião terminou.
O processo continua internamente, com a busca por informações de antecedentes criminais, consulta às referências pessoais indicadas e entrevistas.
Como os contratos para ser uma big sister devem ser de 12 meses, eu já estou fora desse programa. De qualquer forma, posso fazer outras atividades, como ajudar nos serviços burocráticos da entidade.
Então, quinta e sexta-feira, das 9h30 às 12 horas, eu pude colaborar bastante, o que me deixou muito feliz!
Já estou entendendo como são os processos internos da entidade e, além disso, tenho oportunidade de conversar com várias pessoas, algumas são funcionárias, outras são voluntárias.
Claro que agora, que estou me expondo mais, começam a surgir minhas gafes. :)
Sexta-feira, uma das minhas atividades foi grampear conjuntos de papéis que seriam encaminhados às mães e às big sisters das meninas que são orientadas pelo projeto. Grampeador em inglês é "stapler", então, quando uma das moças que trabalham lá, a Fern perguntou: "where are the stapled sheets?" (onde estão os papéis grampeados?), eu não ouvi direito - entendi "stapler" e fui correndo buscar o grampeador. Entreguei-o a ela, toda faceira, mas aí a sua colega: a Courthney, entregou-lhe os papéis. Pedi desculpas e quase morri de vergonha (hehehe).

Nenhum comentário: