quinta-feira, 24 de maio de 2007

Two Digit Temperature

Hoje de manhã, acordei pensando: "me sinto um cordeiro: do freezer para o forno".
Estou olhando no nosso blog, e está apenas 21°C. Mas a sensação de calor é insuportável. Já haviam me dito que o calor em London era horrível por causa da umidade. Estou começando a acreditar.
A Márcia Diehl está com uma mensagem de "viva o frio!!!" no MSN dela. Olhei de novo: 10° em Porto Alegre.
E me perguntei: que frio?
Aqui, o pessoal começa a comemorar a chegada do calor, em março ou abril, dizendo: "tomorrow, we will have a two digit temperature!". Felizes da vida, os 10°C simbolizam, para nossos amigos acostumados a ter neve pelo joelho, CALOR. E com o calor, a perspectiva de vida ao ar livre.
Instantaneamente, as propagandas na televisão e os flyers deixados em massa nas portas das casas começam a avisar: está chegando o calor.
Eu vi uma propaganda muito engraçada outro dia desses: cai a noite, e o cara lá no deck, lixando uma mesinha. A mulher chama: "Você vem para dentro?". Ele diz: "Sim". E se recosta na cadeira. A mulher vem na porta e pergunta: "Quando?". Ele responde: "Setembro...ish". Para mim, essa é a melhor representação do espírito canadense. Eles adoram cada segundo que podem passar ao ar livre.
Lembro uma vez, muitos anos atrás, que uma arquiteta dizia que muitas pessoas fechavam as sacadas dos apartamentos em Porto Alegre para ter uma nova peça na casa, ou aumentar a sala de estar. Afinal, as sacadas abertas só seriam usadas três meses, por causa dos "9 meses de frio de Porto Alegre"...
No Canadá isso seria um sacrilégio.
Lembro que, quando chegamos aqui, estranhamos muito as mesas nos fundos das casas. Umas mesas de madeira, com bancos compridos de madeira, todos cobertos de neve. Eles usam o espaço, e têm utensílios adequados para ficar lá... mesmo que seja por pouco tempo. E olha que o frio no Canadá não é o nosso "frio" de dois dígitos... positivos!
Bem, bati um papinho com a Márcia e descobri que "nevou" em São Joaquim. Deve estar horrível de frio mesmo! Aliás, descobri porque a gente sente tanto frio no Sul, mas isso vai ficar para outro post. Tenho que terminar umas coisas para a pesquisa, e vou encerrar por aqui.

2 comentários:

nara disse...

Neste momento, quando são 23h12min aqui em London, a temperatura de Porto Alegre baixou de 10 para 9C e aqui subiu de 21 para 22C. Parece que está havendo uma transferência proporcional de calor do Brasil para o Canadá.

gustavo uriartt disse...

Segue frio... se bem que passei uma semana na Serra, e quando a gente desce até acha Taquara...quentinha. Na realidade o frio é uma sensação que a gente vai aos poucos se acostumando. O brabo são as idas e vindas dos dias quentes e frios alternadamente. Isso é que mata!
Vi o "folder" do Encontro sobre agricultura que rolou por aí. Patronos de "peso"...Syngenta, Monsanto... eles por ai também pegam pesado como aqui. Vou ver se vai rolar algum mais "alternativo" (tenho newsleter´s eletrônicas de agroecologia fora do Brasil)e repasso para vcs., mas sempre é interessante assistir para ver como o "inimigo" está agindo...