sábado, 30 de junho de 2007

Bolo de fubá com laranja

Domingo passado foi o dia de São João Batista e, pensando nas tantas comemorações que certamente estavam havendo no Brasil, decidi fazer um bolo de fubá. Mas não podia ser um bolo de fubá comum, que geralmente fica muito seco.
Então eu lembrei de um bolo de milho com caldo de laranja, que eu fizera para o Douglas levar numa festinha de São João do Maternal Sementinha e que todo mundo adorou! Na época, o Douglas tinha três aninhos... faz tempo!
Procurei no google e encontrei duas receitas, dentre as quais, escolhi a que eu acreditava que seria "a receita".
Bingo! Ficou perfeito: lindo, macio, saboroso e nutritivo - risos.

Eis a receita:
Ingredientes
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 xícara de chá de farinha de trigo;
1 xícara de chá de suco de laranja (eu espremi duas laranjas e usei o suco puro, com a polpa);
2 xícaras de chá de açúcar;
1 xícara de chá de óleo (não muito cheia);
1 xícara de chá de farinha de milho (fubá);
3 ovos inteiros.

Modo de preparar
Bater todos os ingredientes na batedeira (eu usei o liqüidificador).
Colocar em uma forma untada e enfarinhada (pode polvilhar sobre a massa açúcar e canela em pó - eu não fiz isso porque achei que a massa estava muito mole).
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ou 200 graus centígrados, durante aproximadamente 45 minutos, ou fazer o teste do palito.

Bom apetite!!!

Um comentário:

Dani e Rafa disse...

Parece delicioso. Vou arriscar!!
Beijos