quarta-feira, 6 de junho de 2007

O fim de semana em Toronto e o "Fantasma da Ópera"

Sexta-feira, 1º de junho, levantamos bem cedinho, nos arrumamos, pegamos a mala, nossa "airbed" (cama de ar) e fomos para a estação de trem. Estava começando mais uma aventura de Iuri e Nara por terras canadenses: o tão esperado fim de semana em Toronto, onde assistiríamos à peça "The Phantom of the Opera"!

Tínhamos feito contato prévio com um casal de amigos taquarenses, o Eloir e a Elizete Petry. O sobrinho deles, Rubem Linn Jr. (mais conhecido por Júnior), mora em Toronto há 8 anos. O Júnior é natural de Três Coroas e é casado com a portoalegrense Sheila. O Eloir nos colocou em contato com o Júnior e combinamos de ficar na casa desse jovem e adorável casal gaúcho, em Toronto.
Fomos recebidos como "realezas" na casa de Júnior e Sheila. O Júnior nos apanhou na estação de trem, nos emprestou uma chave do apartamento, nos mostrou onde seria o nosso quarto, deixou o computador ligado para podermos usar a internet e saiu para o trabalho. A Sheila já estava no trabalho desde cedo. Os dois só voltariam para casa à tardinha, então o Iuri e eu saímos para caminhar na beira do lago Ontário, que fica na frente da janela do apartamento do casal. Caminhamos até cansar, almoçamos (almoço canadense: algo parecido com um cheeseburger e um cachorro quente). Tomamos um café com um doce e voltamos para o apartamento. Eu deitei no sofá da sala e o Iuri no chão do escritório (onde, mais tarde, instalaríamos nossa airbed). Dormimos profundamente por algumas horas. Eu acordei primeiro e fui sentar na sacada para contemplar o lago, os barcos e os aviões - tem um pequeno aeroporto que fica em uma pequena ilha do lago, próximo ao condomínio deles (Toronto City Centre Airport).
Quando o Iuri acordou, saímos para mais uma caminhada à beira do lago, onde tivemos a oportunidade de presenciar e filmar uma estranha experiência da vida selvagem do Canadá: o duelo entre duas aves - achamos que era um patinho e um cisne, os especialistas que nos ajudem, por favor (risos).
Dali fomos a um mercadinho para comprar algumas coisas para a janta - afinal de contas, se estávamos sendo tão bem recebidos, tínhamos a obrigação de, ao menos oferecer aos nossos anfitriões alguma coisa para comerem quando chegassem cansados de sua labuta. Como não sabíamos de que eles gostam de comer, decidimos comprar uns "nachos" para aperitivar.
Na hora de pagar a conta do mercadinho, o Iuri percebeu que tinha esquecido a carteira em casa, então eu fiquei esperando até que ele fosse apanhá-la. Ainda bem que o apartamento fica pertinho do mercado.
Fiquei esperando na calçada e vi o carro do Júnior se aproximando e nele estavam a Scheila e o Iuri. Sheila tinha chegado em casa do trabalho e pegara o carro para ir ao supermercado. O Iuri pagou a conta no mercadinho e pegou as compras... então fomos a um supermercado de verdade: o Loblaws (da mesma rede que tem em London). A Sheila tinha uma receita de lazanha e compramos os ingredientes para prepará-la para o jantar.
Enquanto a Sheila preparava a lazanha, o Júnior fez um chimarrão beeeeeem gaudéééério!
A lazanha ficou maravilhosa! Assistimos o DVD do casamento do casal, realizado em Porto Alegre, em março deste ano. O DVD chegara naquele mesmo dia, 01 de junho, então asisstimos em primeira mão, junto com os noivos. Sentimos, junto com eles, a emoção de estar longe daquelas pessoas a quem amamos...
Fomos dormir e acordamos tarde no sábado. Tivemos um breakfast com omelete e batatas cozidas (hmmmmm). Depois saímos caminhando, para conhecer o centro de Toronto, visitamos lojas diferentes, conhecemos uma parte subterrânea da cidade e almoçamos no pátio de um restaurante - almoço regado a cerveja :)
Voltamos para casa cansados, descansamos uma meia hora e depois começamos a nos arrumar para assistir ao Fantasma da Ópera.
A peça é m a r a v i l h o s a !!! Tudo o que tinham nos dito sobre ela e mais um tanto de emoção pela oportunidade de estar lá e assisti-la. Gostaria que todo mundo pudesse ter essa oportunidade! Valeu cada centavo investido, valeu os dois meses de espera, valeu o calo nos pés, valeu tudo!
Domingo fomos comer churrasco na casa de outro gaúcho que mora em Toronto e é amigo do Júnior e da Sheila: o Leonardo. No caminho para a casa do Léo, compramos picanha e costela num supermercado português, chamado: "Nosso Talho". Consegui comprar farinha de mandioca: agora podemos comer feijão mexido legítimo e massa com farinha frita por cima!!!
A carne foi assada aos poucos e fomos comendo as lascas (deliciosas!!!). Lá pelas tantas, o Iuri percebeu que o fogo havia atingido o saco de carvão e já queimava a "esteirinha de palha" que enfeitava a cerquinha da sacada, onde estava a churrasqueira. O Léo pediu para alguém trazer água, o Júnior não encontrou um recipiente para encher com esse líquido, então veio correndo da cozinha, com uma garrafa de dois litros de "guaraná Antártica". Por sorte, o Léo já chegara com o extintor de incêncio e conseguira conter as chamas, antes que o Júnior desperdissasse o precioso refrigerante brasileiro :)
Bem, a esteirinha de palha vai ter que ser substituída, o vaso de folhagem talvez tenha que ser re-pintado, mas o churrasco estava "supimpa!"
Antes de ir embora para a estação de trem de Toronto, eu agradeci ao Júnior e à Scheila, dizendo que nos receberam de forma muito calorosa e o Léo disse que recepção calorosa foi a dele, com direito a show pirotécnico - hehehe!
Obrigada Júnior Linn, obrigada Sheila, obrigada Léo! O fim de semana foi inesquecível...

As fotos e vídeos estão no álbum e podem ser acessadas em: http://picasaweb.google.com/Nara.Maria.Muller/TorontoEOFantasmaDaPera

2 comentários:

Unknown disse...

o cara qdo tá meio gordo, parece que fica feliz, qdo vê um amigo da mesma época na mesma bitola! Pô Junior, o casamento te fez bem hein? bã!!! abração e desculpa a sacanagem... hehehe

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Glaucia e estou procurando uma pessoa muito legal que se chama Scheila, que mora em Toronto e que é de Porto Alegre!!! E sei que ela trabalha em alguma coisa com engenharia. Conheci a Scheila no aeroporto de São Paulo quando eu estava indo para Montreal visitar minha irmã... Mas não tive chance de deixar meu contato com ela. Se for a mesma pessoa, por favor entre em contato! :) meu email e msn são glauciacm@hotmail.com !!