quinta-feira, 21 de junho de 2007

Segunda viagem a Toronto

Nossa ida a Toronto quinta-feira passada, dia 14 levou aproximadamente 4 horas, quando normalmente se faz esse trajeto em 2 horas e meia.

O Zenon e a Mary-Anne me apanharam em casa às 15 h e chegamos à Universidade de York, onde o Iuri nos aguardava, pouco depois das 19 h.
Segundo o Zenon, a auto-estrada que liga London a Toronto, a 401, é a segunda high-way mais movimentada da América do Norte - a primeira fica nos Estados Unidos.
Lembrei daqueles congestionamentos que a gente enfrenta quando vai à praia às sextas-feiras à tardinha, em pleno verão gaúcho... e domingo, quando retorna para a cidade. Que saudades... (risos).
O Iuri estava bem abatido, pois o evento do qual participara na universidade, havia terminado às 16 horas e ele teve que esperar até às 19, numa cafeteria. (Já tinha tomado todas... as xícaras de café e chá que pôde - hehe).
Ele adorou o simpósio e talvez relate os detalhes em outro post (porque este aqui é meu!!!)
Fomos jantar e comemos salmão acompanhado de vinho branco (hummmm).
No dia seguinte, fomos tomar café num restaurante perto do hotel - aqui os hotéis não oferecem café da manhã - e pedimos um prato com panquecas e waffles que o Zenon nos indicara. Quando as bandejas chegaram, nós quase caímos de costas!
Cada bandeja continha omelete, 3 salsichas, batatas cozidas com casca, uma panqueca (espécie de massa de crepe sem recheio), um waffle redondo, maple sirup - espécie de melado feito com a seiva daquelas árvores nativas que parecem os nossos plátanos - mais duas torradas com margarina, um copinho de suco de laranja, além do café em canecas.
Dali fomos (de metrô) conhecer o Bata Shoe Museum - Museu do Calçado - que conta a história dos primeiros calçados criados e utilizados pelo ser humano. Tem calçados que foram usados por reis e rainhas em seus casamentos ou datas especiais. É realmente um show!!! Tem os famosos sapatos chineses (os primeiros) que eram minúsculos e as jovens moças eram obrigadas a calçá-los, tendo seus dedos dobrados até quebrarem e atados com bandagens, pelas suas avós. Todas as mulheres chinesas eram obrigadas a ter pés pequenos, pois era a regra.
Outra coisa interessante, no mesmo museu, é um espaço reservado ao "horóscopo chinês". Tudo em tons de vermelho, muito bonito! Ao mesmo tempo em que são demonstrados modelos de calçados, conta-se a história do horóscopo chinês, com descrição de cada signo (muito divertido).
Depois do museu, fomos conhecer China Town, o bairro chinês, em Toronto.

Passamos em frente ao Teatro Princess of Wales e tiramos umas fotos junto aos cartazes do Fantasma da Ópera - esquecemos de fazer isso quando fomos assistir à peça!
Dali fomos fazer mais uma "boquinha" antes de sairmos de Toronto. Paramos num restaurante muito bonitinho e comemos uns super sanduíches (padrão canadense). Haja boca! (risos).
Saímos de Toronto pelas 16h e paramos em Guelph, uma cidade que fica no caminho para London, onde jantamos com outro casal de amigos de Zenon e Mary-Anne: a Mary e o Berry. Comemos salada e uns camarões à dorê (coisinha leve - hehe) num local ao ar livre, bem ao gosto dos canadenses... e também dos brasileiros. Depois disso voltamos para London, onde chegamos pelas 23h, aproximadamente.