terça-feira, 30 de outubro de 2007

Leite adulterado

Desde que larguei a mamadeira, quando ainda era bem pequenina, abandonei também o leite - não suportava tomar leite na xícara com aquela nata toda por cima. Por outro lado, eu acho lindo ver alguém tomando um copo de leite, ver aquele "ouro branco" escorrendo da jarra para o copo. Meus filhos foram criados com bastante leite, afinal de contas, é um alimento completo e muito saudável. Será?

Há dois anos eu tenho me dedicado ao estudo da gestão da produção leiteira, através de um programa de desenvolvimento sustentável que havia em minha cidade. Aqui no Canadá, venho participando de congressos relacionados ao leite e agronegócios e visitado fazendas de leite (já escrevi vários posts sobre o assunto).
Em Taquara, aqueles amigos que me conhecem há mais tempo e sabem da minha "aversão" a tomar leite, brincam comigo dizendo: "Qualquer dia desses nós vamos ver uma propaganda da Nara tomando um copo de leite e fazendo aquela carinha de felicidade!" Eu sempre respondo que eu gosto muito de leite, mas como um "negócio" que deve gerar lucro. O máximo que eu consigo é tomar um yogurtezinho de vez em quando, como mostra a foto ao lado, tirada durante o Congresso Panamericano do Leite em Porto Alegre, em junho de 2006. (risos)

A história nos conta que no passado a maioria dos produtores de leite adulterava o produto, adicionando água para aumentar a quantidade vendida. De vez em quando ainda se ouve relatos sobre o assunto, mas acredito que isso tenha se reduzido bastante devido à fiscalização intensiva que é feita pelos agentes de segurança alimentar em suas diversas instâncias. Será?

Em agricultura e pecuária, não sei se por ironia do destino ou por maldosas intenções, sempre que um produto começa a melhorar em qualidade e começa a ter mais peso no PIB, alguma coisa acontece para acabar com a alegria dos produtores.

De todos os produtos agropecuários, me parece que o leite sempre é o menos valorizado e é o que passa por crises mais freqüentes. Agora surge esse escândalo de adulteração de leite com soda cáustica, água oxigenada e sabe-se lá quantas coisas mais. Em princípio duas cooperativas são apontadas: a Casmil e a Coopervale, ambas de Minas Gerais. Os funcionários das cooperativas acusadas afirmam que os fiscais faziam vistas grossas para a fraude - como pode?

Como é que a gente vai conseguir criar uma imagem séria do nosso país e dos produtos nele produzidos, se gentinha como essa anda solta por aí adulterando nossos alimentos? Nós mesmos não podemos confiar no que comemos ou bebemos! Como ter certeza, nos próximos dias, de que o leite que estamos dando aos nossos filhos não contém soda cáustica?

Quando eu digo que gosto muito de leite como um negócio que deve gerar lucro, não aceito a hipótese do lucro a qualquer preço, principalmente quando envolve a saúde humana.

Na sexta-feira, dia 2 denovembro, eu vou conhecer a sede do escritório principal da Associação dos Produtores de Leite de Ontário e vou entrevistar o diretor de comunicação dessa organização. E se ele me perguntar sobre o escândalo da soda cáustica? Vou tentar responder: "Sempre tem gente má envolvida em qualquer setor de negócios ou na política, mas nem todos são assim..."

Eu ainda acredito nisso, mas vocês acham que eu vou convencê-lo? Não sei... Vou sentir vergonha, com certeza.

Veja essa reportagem:

Um comentário:

Lolol disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.