sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O que é uma teoria?

Hoje o seminário de pesquisa foi sobre um tema "pastoso": criação de teoria.

O visitante é professor da Emory University, nos Estados Unidos: Ajay K. Kohli. A grande contribuição dele foi ter sido um dos autores da orientação para mercado (MARKOR), talvez uma das teorias mais influentes de Marketing nos anos 90. Ele começou dizendo que a frase que mais incomoda ele é "isso até pode ser na teoria, mas na prática não funciona...". Se teoria serve para explicar a realidade, como não pode funcionar na prática?

Foram uma hora e meia de "bate papo". Esses seminários de sexta-feira são muito legais, porque são bem informais. Eu já havia falado sobre dois deles, que eram sobre "greenwashing". O de hoje foi bem mais informal, pois não tinha um artigo para ler antes. O professor chegou "de peito aberto" e uma apresentação com meia dúzia de slides.

Tinha uns 20-30 doutorandos assistindo, bem como uns 10 professores da Ivey. Uma turma bem eclética, e que gerou um debate bem intenso. Como posso explicar... não foi um grande salto no que eu já sabia sobre construção de teoria, mas eu aprendi uma coisa que valeu. A comparação que eu fiz foi a seguinte: é como se meu conhecimento sobre o assunto fosse um piso bom, mas que tinha um "calombo" que sempre atrapalhava quando se passava por ali. Hoje, nesse seminário, eu fiz uma pergunta, que apesar de errada conceitualmente, resolveu esse "calombo".

E isso vinha incomodando, sabe? Meu projeto de pesquisa, que apresentei e defendi antes de vir para o Canadá, tinha esse problema. Um dos professores da banca comentou, mas eu saí ainda na dúvida de como resolver. Hoje "caiu a ficha".

Às vezes, precisa mais que uma martelada para arrumar um calombo.

Nenhum comentário: