domingo, 25 de março de 2007

A missa de domingo

O "vídeo" aqui é uma montagem de uma foto que fizemos 2 semanas atrás com um trecho de um hino cantado hoje na Catedral Basílica de São Pedro, em London. Achamos que devíamos compartilhar essa maravilha com os leitores de nosso blog. Realmente, é um espetáculo fascinante. Hoje fomos à missa das 11h, que é só com coral. Na outra ocasião, assistimos à missa da 1h, que tem coral e cantora "solo"... Só estando lá para ver! Mas vale a pena clicar e ouvir um trechinho (são uns 45 segundos, a imagem não se move). Eu havia gravado só o som, mas como não tem como colocar só som no blog, fiz essa montagem no Windows Movie Maker e consegui mandar.
Aqueles que me conhecem a mais tempo devem estar se perguntando: "O Iuri na missa?". Não sou católico, fui batizado na Igreja Episcopal e confesso que só fui a batizados e casamentos na Igreja Católica. Mas nesse lugar distante, em que só temos um ao outro, achei que era minha obrigação não deixar a Nara sair sozinha para ir à missa, como faço normalmente em Taquara.
Aliás, pela mesma lógica, a acompanhei na missa em Garopaba, quando estivemos lá.
Esse era meu "moto" original. Mas estamos sozinhos, em uma situação em que a gente se sente cansado no final do dia só de tentar acompanhar as pessoas falando inglês, em que estamos longe (fisicamente, ao menos) dos amigos e familiares, principalmente dos filhos (quem acompanha minha relação com a Sofia entende de que estou falando). Nessa situação, essa uma hora de "silêncio", de trégua das intermináveis leituras de artigos científicos, de escutar alguém falar algo diferente de competição e criação de valor, isso tem me feito muito bem.
Ao contrário da Nara, não conheço absolutamente nada da liturgia católica. Aliás, nem da Episcopal. Então fico lá, em silêncio, acompanhando o que o padre fala. Quando as pessoas respondem, não entendo nada, porque falam muito baixo. Afinal, todos lá devem saber do que se trata. Ouço a homilia, reflito sobre o que o padre fala, e acompanho os hinos, porque antes de começar, a pessoa que está ao microfone indica o número dele e eu leio com a Nara no livro que fica no nosso banco.
Falando em homilia, acho interessante o paralelo entre o modelo de missa e de um seminário de mestrado/doutorado. Alguns professores adotam uma lógica bem semelhante a essa: os alunos apresentam alguns artigos, o que equivaleria às leituras e hinos, e o professor dá um fechamento, tentando costurar as idéias do artigo numa mensagem, o que equivaleria à homilia. Se a gente considerar que as universidades saíram da Igreja Católica, talvez vá se achar alguma origem comum nas duas práticas (aliás... esse nome, "seminário"...)
E falando em hinos, hoje estava lendo, acompanhando o coro, um desses que fala em proteção dos anjos, que nada de mal aconteça, e me lembrei muito da Sofia. Fiquei um pouco emocionado e pedi proteção para ela. Como ela me faz falta.

Posted by Picasa

Um comentário:

iuri disse...

Bem, na verdade eu ouvi agora, depois de postar no blog, e não dá para entender nada. Não sei como a qualidade do som ficou tão ruim... :(
No meu computador, parecia legal...