quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

5 de dezembro - 9 meses em London

Hoje nós estamos completando 9 meses aqui no Canadá. Podemos dizer que aprendemos a viver nessa terra de tantas diferenças culturais e climáticas, mas com bastante calor humano também.
No começo tudo era difícil: o frio para o qual não tínhamos roupas adequadas, a falta do nosso carro. Tivemos que aprender os roteiros e horários dos ônibus: morávamos bem pertinho do centro e íamos de ônibus. Sem falar nos tropeços da língua. Tudo isso já foi relatado em quase duzentos posts que publicamos neste blog, desde março de 2007. Até isso aprendemos: usar esse recurso tecnológico que achávamos ser mais comumente usado pelos jovens, mas que nos manteve próximos das pessoas aí no Brasil.
Estou fazendo esse blá blá blá todo para falar de novo na neve - hehehe - afinal de contas, é uma coisa tão incomum para nós, brasileiros, que a cada dia ficamos impressionados com alguma coisa relacionada à tão bela e branca neve.
Nesta segunda-feira, por exemplo, apareceu uma pá no hall de entrada do nosso prédio... "ummmm", pensei eu: "será que vamos ter que tirar neve do nosso caminho???"
Até agora isso não foi necessário (eu acho que os vizinhos fazem isso antes da gente sair de casa de manhã - risos).
Ontem o Iuri e eu passamos o dia na universidade: ele, eu nem preciso dizer que estava trabalhando na análise dos dados de sua pesquisa e eu estava trabalhando no meu emprego de proctor.
Pelas 17 horas, quando saíamos do prédio da Ivey em direção à parada de ônibus, não resistimos às belezas naturais e artificiais que essa época do ano oferece e fizemos várias fotos.
Àquela hora, a temperatura estava em torno de -8 graus centígrados e nós ficamos impressionados ao perceber o quanto é agradável caminhar sobre a neve, chutá-la, afundar os pés, tocá-la e senti-la tocar nossos rostos enquanto cai. Com roupas apropriadas, não sentimos frio.
Hoje, por volta de meio dia, eu desci para a lavanderia, aproveitando que tinha sol lá fora e que a porta do basement (porão) já estava aberta e, portanto, alguém já tinha retirado a neve de cima - brasileiro sempre tem seu jeitinho - risos. Fiz algumas fotos e um vídeo que podem ser acessados em:
http://picasaweb.google.com/naram.muller/5DeDezembro

Nenhum comentário: