segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Videoconferências com os pequenos

A Nara, em outro post, colocou um vídeo que ela capturou de uma conversa com o Lorenzo, meu sobrinho na Austrália. Essa foto à direita é dessa mesma conversa, e a foto abaixo, à esquerda, é de hoje, de uma conversa que eu tive com minha filha no Brasil, com som e imagem. Bem, minha filha tem oito anos, até acho compreensível que ela consiga "desempenhar" bem em uma conversa assim, mas um bebê de um ano... Lembro que víamos os desenhos dos "Jetsons", ou "Jornada nas Estrelas", e achávamos ficção científica essa coisa de videoconferência.

Já trabalhei em empresas em que tínhamos equipamentos caríssimos de videoconferência, mas eu continuava achando isso coisa de ficção científica. Mas agora, quando uma criança de um ano interage contigo, usando equipamento de uso doméstico, acessível a meros mortais (comprei minha webcam no Brasil por R$55...), começas a achar que já não é mais ficção científica: é uma coisa que veio para ficar. Se o Skype fechar, afinal eles ainda não conseguiram achar uma forma de ganhar dinheiro, apesar de sua popularidade, tenho certeza de que vamos achar outras maneiras de fazer isso.

Videoconferência não tem a menor comparação com a telefonia normal. Quando a Sofia era pequena, eu viajava muito para fora do estado, principalmente para São Paulo, onde era a sede da empresa em que eu trabalhava. Não conseguia falar com a Sofia por telefone. Acho que até os 3 anos, ela não conseguia entabular uma conversa. Até hoje é assim: nossas conversas por telefone duram 3 minutos, nossas videoconferências, de 30 a 40 minutos. O pequeno Lorenzo já nos reconhece no computador, manda beijinhos e abana. Outros tempos.

4 comentários:

Lucas Backes disse...

Não muito distante do presente ano, teremos essa teconolgia nos nossos celulares, e aí sim (!!) acabará a nossa privacidade, hehehe. Ninguém mais atende telefone no bar ou - ainda pior - no banheiro, hehehehe...

iuri disse...

Lucas,

Na verdade, a Rogers, uma empresa de telecom aqui do Canadá, já está oferecendo planos e aparelhos celulares com "video-calls", como eles chamam (www.rogers.ca).

Não creio que demore muito para essa tecnologia chegar no Brasil.

Lucas Backes disse...

Pois é, eu li algo a respeito há pouco tempo atrás. Não sobre essa companhia, mas sobre a tecnologia.
Mas ainda assim, tomara que demore, rsrsrs.

iuri disse...

Dá uma olhada nisso: http://ca.youtube.com/watch?v=XE2fhlh3hJs

Na verdade, é uma videoconf via Internet, usando Google Talk, mas com um aparelho de celular como "meio de transmissão"...