sábado, 20 de janeiro de 2018

10 de janeiro - reunião com dr. Walter Siqueira



Na quarta-feira, dia 10 de janeiro, conforme eu já falei num outro post, eu tinha reunião na universidade, com o Dr. Walter Siqueira – o dentista brasileiro que pesquisa a saliva.

Seu mais recente trabalho mostrou que é possível prever as doenças provocadas pelo Zica Virus, através de exames feitos com a saliva do paciente.


Como o dr. Walter será o nosso primeiro entrevistado no projeto que pretende dar mais visibilidade aos brasileiros que fazem a diferença aqui em London e, no Canadá, a Simone Dovalli e eu tivemos essa reunião com ele.

Simone e eu nos encontramos em torno de 9h15min na parada de ônibus do prédio “Natural Sciences”, na Western University. 

Dali, fomos ao escritório do dr. Walter, no prédio da medicina odontológica. 

Dr. Walter nos recebeu muito cordialmente e nós expusemos a ideia para ele. Eu lhe entreguei nosso “esboço” de projeto e ele deu algumas sugestões. 

O dr. Walter nos contou um pouco da sua trajetória até chegar à posição de pesquisador e coordenador de inovação na Western e nós confirmamos a importância que ele e tantos outros brasileiros têm para a comunidade canadense.

Dr. Walter sugeriu que criemos um site, ou um blog para expor os trabalhos relevantes e as contribuições de brasileiros em London e, posteriormente, no Canadá.

A ideia original era mostrar, aos canadenses, que os brasileiros não são apenas fazedores de carnaval, jogadores de futebol, entre outras coisas pelas quais somos reconhecidos. Queremos mostrar nossos valores profissionais e científicos e nossa profunda capacidade de contribuir com a sociedade canadense.

Aos poucos, nossa ideia ganhou mais consistência e também estamos incluindo, no projeto, a finalidade de mostrar a outros brasileiros, como é que se pode construir uma vida digna e com qualidade, nas terras geladas.

Não basta ter vontade de vir morar no Canadá, vender tudo o que tem, abandonar sua vida no Brasil e se aventurar por aqui. É preciso mais, é preciso planejamento de carreira e de vida numa cultura bem diferente da que estamos acostumados no nosso país de origem.

Bem, mas vou deixar para aprofundar o tema quando efetivarmos nosso projeto. Será um sucesso, com certeza!

Amenidades

Eu sempre gosto de mostrar as belezas da neve, mas também é importante ver como é que fica o centro da cidade, quando ela começa a derreter e quando derrete, efetivamente.

Como eu tive compromissos que exigiram que eu tomasse ônibus na mesma parada na Richmond St, entre a King e a York St., nos dias 09 e 10 de janeiro, não pude deixar de fazer esses registros fotográficos.



No dia 09, a neve se misturava com a poeira da calçada, formando esse “barro” e as pessoas tinham que se cuidar para não caírem. Estava bem ao lado da parada de ônibus. 

Enquanto eu esperava o ônibus número 15 para voltar para casa, me protegi do frio, debaixo de uma marquise de um prédio, onde os estalactites derretiam e pingavam, de vez em quando.

No dia 10, a neve tinha derretido e formado uma grande poça d'água na calçada. Eu tive que me proteger mais ainda, para não receber os respingos, tanto das pessoas que por ali caminhavam, quanto dos carros que passavam na rua, bem próximos às calçadas.


Infraestrutura é problema em todo o mundo, eu acho...

Também me chama a atenção, sempre que estou por ali, essa lojinha (hi-times) no outro lado da rua. (?)

O que lhes parece?

Nenhum comentário: