segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

24 de janeiro



Na quarta-feira eu tive dois atendimentos a clientes no Innovation Works: um às 15 horas, com a Melody Wu e outro, às 16 horas, com o David Piercey.

A Melody é uma moça de origem chinesa que vive no Canadá há uns 4 anos.
Ela cursou um MBA e está desenvolvendo atividades voluntárias para a Pillar Nonprofit, no Innovation Works, como uma assistente administrativa.


Seu projeto social é criar um sistema que auxilie pessoas a terem relacionamentos de amizades com mais qualidade e não tanto em quantidade.

Com a intensidade em que as redes sociais tomaram conta da vida das pessoas, é cada vez mais visível a solidão entre muitos amigos virtuais.

Melody me mostrou seu modelo de negócios CANVAS, onde ela tinha 4 públicos alvo diferenciados, 2 deles, relacionados e os outros 2, bem diferentes. Ela já tinha se dado conta de que não conseguiria atingir a todos e teria que optar.

Conversamos sobre quais seriam os públicos com quem ela mais se identificaria, com quem ela mais gostaria de trabalhar. 

Como ela própria é imigrante, achou que poderia trabalhar com jovens estudantes, especialmente, vindos de outros países, ou províncias.

Ela me falou várias coisas que ainda não estão escritas e eu sugeri que ela começasse a por as ideias no “papel”, de forma que possa visualizar melhor.

Fiquei de lhe enviar a estrutura de plano de negócios, para que ela pudesse usar como “template”, ou modelo.

Também conversamos sobre a possibilidade de ela usar o exercício “a roda do equilíbrio da vida” com seus clientes – depois que estiver com a empresa constituída. 
Ela não conhecia a roda da vida, então, eu saí da nossa sessão com duas tarefas: traduzir uma estrutura de plano de negócios e o exercício da roda da vida.

Por que eu não usei essas ferramentas já traduzidas? 1) porque as que eu encontrei não estavam de acordo com as necessidades da Melody e 2) porque eu queria vencer esse desafio.

Adorei fazer isso nos dias seguintes. 

Às 16 horas eu me reuni com o David, que já estava esperando na cafeteria Edgar & Joes, lá mesmo no Innovation Works.

O David trabalha com jardinagem: corte de grama, canteiros de flores e retirada de neve (durante o inverno).



Ele não tem carro porque, num dado momento de sua vida, perdeu a carteira de motorista, por razões de saúde.

Ele se locomove de bicicleta e carrega suas ferramentas de trabalho com um mini trailer acoplado a esse meio de transporte.

No chat dos empreendedores sociais da última sexta-feira, nós sugerimos que ele fizesse sua comunicação mercadológica usando a preservação ambiental, como principal vantagem competitiva. E ele fez: no website da sua empresa, já está escrevendo sobre a importância da não emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Tivemos uma conversa interessante e eu fiquei de lhe enviar a estrutura de negócios CANVAS – que eu também traduzi e adaptei.

Engraçado é que eu descobri que o David também mora na minha rua, no prédio ao lado - risos.

Até sexta-feira, dia 26, eu já tinha traduzido e enviado todos os arquivos traduzidos para meus clientes.

Essa missão foi cumprida!

Nenhum comentário: