domingo, 21 de janeiro de 2018

A saga da pia entupida



Tínhamos deixado o porta filtro de plástico – da cafeteira – dentro da pia e ele estava imprestável. Da mesma forma, a esponjinha de louça que tínhamos comprado na Jytsk uns dias antes também estava empestada com aquela coisa preta.

Ligamos para a proprietária do apartamento e ela começou os procedimentos para o desentupimento dos canos.

Ela chamou o “manager” do prédio – cargo semelhante ao do síndico no Brasil. O manager disse que não podia fazer nada e que ela, a proprietária é quem deveria chamar os serviços de emergência do prédio. 

Depois de um bate boca, o manager apareceu no nosso apartamento e disse que ele mesmo tinha ligado para a emergência. Mas falou mal da proprietária do apartamento.

Segundo ele, o encanador deveria vir na segunda-feira de manhã. Imaginem! A cozinha tem duas portas, uma para o hall de entrada e outra para a sala de estar-jantar e tudo estava cheirando a esgoto.

Iuri, então, abriu um cabide de arame e na tentativa de desobstrução dos canos, caso fosse problema na nossa unidade.

Abriu a saída dos canos de baixo da pia e coletamos uns três baldes de água suja. Cada vez que um dos moradores dos 7 apartamentos acima do nosso soltava água, mais nós tínhamos que coletar.


O Iuri ligou para a emergência e eles confirmaram que o encanador só viria segunda-feira. Então nós pedimos que eles avisassem os moradores dos outros 7 apartamentos que ficam acima do nosso, para que não soltassem água pelas suas pias. 

Depois dessa limpeza que o Iuri fez, o cheiro diminuiu e conseguimos jantar. Tomamos banho e fomos dormir, exaustos e temerosos de que alguém poderia soltar a água e inundar nosso apartamento. Mas tudo deu certo e houve colaboração mútua, graças a Deus.

Dia 15 de janeiro

Segunda-feira de manhã, antes de entregar o carro, Iuri passou numas lojas e tentou encontrar um porta filtro para a cafeteira. Disseram que não seria fácil encontrar por se tratar de uma cafeteira muito barata. Encontramos esse filtro, pela internet, a 4 dólares, mas o frete seria quase 20. E a cafeteira custa em torno de 30 dólares no Walmart.

O encanador veio pelas 15 horas na segunda-feira e colocou um produto químico que eliminou o entupimento. Ele disse que esse problema aconteceu porque não há manutenção preventiva nos encanamentos.

Aí foi a hora da Nara entrar em ação: faxina na cozinha e no banheiro (onde tínhamos depositado a água suja que coletamos com o balde na noite anterior. O chão estava grudento, sabem como é a sensação? 

Mas, quando o Iuri chegou em casa, à tardinha, tudo estava limpo e cheirando bem.

Para completar nossa alegria a proprietária do nosso apartamento trouxe uma cafeteira nova para nós.Nova e mais cara, também. Ela comprou a cafeteira em oferta, por 99 dólares.
Reflexões 

Problemas acontecem a qualquer hora, não importa onde a gente esteja. Entretanto, Iuri e eu conversamos sobre a diferença das atitudes do "manager" do prédio aqui em London e do nosso querido Juarez Malta, síndico do Ed. Gaivota, em Tramandaí, RS, onde moramos.
O Juarez é daquelas pessoas que está SEMPRE disponível e disposta a resolver problemas. 

Obrigada, Juarez!

Nenhum comentário: