quarta-feira, 18 de julho de 2007

Away from Her

Nessa terça-feira (o dia do ingresso barato), fomos ver Away from Her. É uma produção (anglo?-)canadense, se passa aqui em Ontário. É a história de um casal, casado a 44 anos, em que a mulher começa a sofrer do mal de Alzheimer (o tal alemão que enlouquece as mulheres).

Preocupado com a saúde dela, que começa a esquecer as panelas no fogo, sai de casa para esquiar e se esquece do caminho de volta, etc., o marido a leva a uma médica, que diagnostica o problema. Então eles decidem que ela seria internada em uma nursing home. Belas instalações, enfermeiras todo o tempo. Só tem um pequeno problema: a tal nursing home exige que nenhum familiar visite os pacientes internados nos primeiros 30 dias. Tempo suficiente para a mulher esquecer do marido. E ela se afeiçoa por outro interno, um senhor de cadeira de rodas que tinha sido afetado por um vírus. Ver trailer.

Enfim, o tipo do filme para se lavar chorando. Eu e a Nara já havíamos nos preparado, ao ver o trailer do filme algumas semanas antes, para sofrer. Eu, que choro até em propaganda de margarina, imaginava que ia ter que levar toalha para secar as lágrimas. Acho que a preparação foi tanta que cheguei anestesiado. Não chorei nada. Já o resto do cinema... Vários casais de mais idade, senhoras, enfim, um público para o qual esse tema é bastante caro. Na verdade, um casal, em qualquer ponto da vida que esteja, fica um pouco chocado com a possibilidade de ficar "viúvo virtual", ao lado da pessoa amada, incapacitada.

A atriz principal, a senhora com Alzheimer, é a Julie Christie. Ela faz uma interpretação sensacional. E ainda é uma mulher muito bonita, com todos seus 66 anos. Saímos do cinema pensando "Julie Christie... Julie Christie... esse nome não é estranho".

Fomos olhar no Google, e ele tem um link para o IMDB (Internet Movie Database). Ela tem uma carreira longa, já vi mais de um filme com ela (Farenheit 451, por exemplo). Mas o que tenha talvez maior interesse "biográfico" para mim é Doctor Zhivago (1965), em que ela interpreta Lara Antipova, a enfermeira e amante do Dr. Yuri Zhivago (veja um trechinho dos dois contracenando, clicando aqui). Esse filme me deixa em dúvida sobre a origem do meu nome. Eu costumava pensar, até vê-lo, que meu nome era uma homenagem a Yuri Gagarin, o cosmonauta (veja um "clip" com vídeos da época clicando aqui) que em 1961 "deu um passeio" em volta da Terra... pelo lado de fora. Mas como minha irmã se chama Lara... um casal de filhos chamados Iuri e Lara... parece mais a ver com os personagens do filme do que com o cosmonauta russo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Filho.
Vi no teu ( e da Nara) blog, que ficaste em dúvida sobre a origem do teu nome e da tua irmã. Depois de consultar os astros podemos afirmar que o teu nome veio do astronauta e o da tua irmã veio do filme Dr. Jivago.
Pai.

Paulo disse...

O filme tem perseguição de helicóptero?