quinta-feira, 26 de julho de 2007

O novo Office


A Ivey (a business school da University of Western Ontario) migrou para o Microsoft Office 2007. Comecei a receber dos colegas e professores arquivos anexados no email com um tipo gozado: ao invés de .doc, é .docx. Não consigo abrir no Word 2002... Explicam que é o novo formato de arquivos do Office. "Por que não consideras uma atualização também?", me pergunta o professor.

Mas... gato escaldado... Baixei em meu computador pessoal a versão de teste, válida por 60 dias, no site da Microsoft, para fazer um test-drive antes de meter as caras. Não vou me espichar muito no assunto, porque é informática é uma coisa de que não gosto muito de falar. Para resumir: é outro programa. Sou usuário do Word da Microsoft desde a versão 6, para Windows 3.1. Faz mais de 12 anos que comprei a licença de Word 6, que vinha com os disquetes e manuais, tudo legal. Desde então, o Word tem passado por várias encarnações, e eu lá firme, fazendo upgrade. O jeitão era mais o menos o mesmo. Ultimamente, vinha dizendo que o Word vinha piorando com o tempo, pois havia coisas que eu gostava mais nas versões mais antigas. Mas agora o pessoal do Bill se superou!

O programa mudou completamente. Sabe aquela linha de cima, "Arquivo Editar ...". Não tem mais. Tem que ficar adivinhando e clicando em tudo que é porcaria de botãozinho colorido na barra de cima até achar o comando que se quer fazer (se tiver sorte aquele dia). Ou seja, tem que aprender tudo de novo. Pô, aprender a usar um editor de texto novo? Com a montoeira de coisa nova que eu tenho que aprender a usar, o que eu menos esperava era essa "bolada nas costas".

Ainda por cima, ele grava arquivos em um formato que ninguém mais consegue abrir, a não ser que tenha o Office 2007 para Windows ou Office 2008 para Mac.

Resumo: instalei o Open Office, que é de graça, e lê e grava os arquivos .doc bonitinho, posso mandar para meus "pares" que tiverem Word, e tem um menu "normal", com "Arquivo Editar ...". E se alguém me mandar um desses .docx eu converto no site docx2doc.com e sigo o baile. Não vou dar dinheiro para o Bill dessa vez.

A planilha desse Open Office consegue ser melhor que o Excel. Tenho feito minhas coisas com ela. O que eu achei fraquinho foi o programa de apresentações, "primo" do Powerpoint...

No meu caso, o que a Microsoft conseguiu com o novo Office foi me fazer desistir do Office. Vou sentir falta do Powerpoint, mas com o tempo acostumo.

2 comentários:

Paulo disse...

Muito bem! Achei que o blog tinha se rendido ao merchandising que campeia mundo afora!
Paulo Ricardo.

Marcia Diehl disse...

hehehehe... no começo do texto achei q vc ia migrar para este novo Office. Mas aí vi q vc realmente não quer aprender nada novo... em se falando de informática... ;)