quinta-feira, 26 de julho de 2007

Teus amigos estão te engordando?


Hoje saiu no Globe and Mail, um jornal de circulação nacional do Canadá, um estudo publicado no New England Journal of Medicine afirmando que obesidade é um fenômeno (também) social. Ou seja, não basta ter "gens gordinhos", amigos gordinhos também serve. (veja a reportagem clicando aqui)

Só para dar uma idéia do problema: se um amigo próximo fica obeso, tuas chances de também ficar obeso aumentam 171%. Já se o obseso for teu irmão, 40%, e 37% se o cônjuge ficar obeso. Com o perdão do trocadilho, os amigos pesam mais nessa hora.

Acho que mesmo quem não tem um inglês muito forte vai gostar da animação disponível no site do jornal (também pode ser vista clicando aqui). Trata-se de uma social network analysis (SNA), ou análise de rede social, uma técnica de pesquisa social pouco utilizada no Brasil. O artigo sobre SNA na Wikipedia é bem legal, e vale conferir também o que fala em análise dinâmica de redes sociais.

Na animação do Globe and Mail, cada ponto é um indivíduo. Os pontos verdes são indivíduos sadios, com índice de massa corporal até 30. Já os amarelos são os obesos (IMC>30). Após uma breve explicação, a animação começa a simular um período de uns 30 anos. Os indivíduos mais intensamente relacionados (no centro da rede) ficam mais gordos e na periferia da rede ficam os grupos de magros.

Ora, e os caras ainda gastam tempo e dinheiro pesquisando esse tipo de coisa... Isso eu já havia explicado para meu médico: mais amigos = mais jantas = mais IMC! No Canadá, que nosso círculo social é mais restrito, estamos conseguindo até manter a forma, mas no Brasil, faça-me um favor!

Nenhum comentário: