Eventos de Agronegócios
Na semana passada, eu participei de alguns eventos agropecuários em Woodstock, uma cidade que fica há uns 50 quilômetros de London. O Iuri me acompanhou nessa empreitada. Alguns desses eventos foram organizados pela Ontario Large Herd Operators Group - LHO, uma espécie de associação de produtores de leite, cujo objetivo é oferecer educação em liderança e técnicas de gestão de negócios, informação sobre novas tecnologias, nutrição, saúde e conforto animal. A província de Ontário é conhecida por sua forte bacia leiteira, e a LHO tem uma comunidade bem ativa de associados, com rebanhos nem tão grandes assim como o nome pode fazer crer.
Foram três eventos que participamos: Exposição / feira (Farm Show), jantar com palestras sobre sucessão familiar em negócios lácteos e visitas técnicas a 5 fazendas de leite, consideradas modelos em novas tecnologias e manejo. Desses, apenas a exposição não era organizada pela LHO.
O dia de sexta-feira foi dedicado às visitas técnicas às 5 fazendas de produção de leite: a Van Nes Dairy, a Van De Holm Farms, a Stanton Brothers, a Viewland Farms e a Wilmarlea Farms Dairy Barn.
Entre os benefícios oferecidos, a LHO realiza viagens a outras províncias e países para conhecer as melhores práticas em fazendas de leite. Está sendo planejada uma visita ao Brasil, em 2008.
Farm Show - Quinta-feira:
A exposição / feira se parece com a nossa Expointer, realizada anualmente em Esteio, no Rio Grande do Sul. Algumas coisas que observamos diferenciam as duas feiras: a Farm Show é mais tecnológica, ou seja, não havia muitos animais em exposição e também não tinha bancas de artesanato. Na feira, uma coisa que chamou nossa atenção foi a oferta, a preços e condições acessíveis, de modelos alternativos para geração de energia elétrica em fazendas: os cata-ventos e os painéis coletores de energia solar.
Pudemos ver, também, o quanto o Canadá está investindo na produção de milho para geração de etanol, o que não nos parece uma opção apropriada, caso seja a única, uma vez que a monocultura dessa planta poderá causar o empobrecimento do solo...
Palestras:
Quinta-feira à noite, aconteceu o jantar com uma seqüência de 4 palestras sobre o tema "Sucessão Familiar em Fazendas de Leite". O primeiro palestrante, Peter Coughler, falou sobre o planejamento da sucessão; o segundo, Rob Gamble, falou sobre as taxas e impostos para os quais os fazendeiros precisam estar atentos e as estratégias de aposentadoria. O advogado Douglas C. Jack falou sobre as 10 armadilhas ou ciladas dos acordos de propriedade rural; e o quarto palestrante, Chris Buchner, um produtor de leite da segunda geração, contou a história da transição da sua propriedade e dos preparativos para a próxima sucessão.
Visitas técnicas:
O dia de sexta-feira foi dedicado às visitas técnicas às 5 fazendas de produção de leite: a Van Nes Dairy, a Van De Holm Farms, a Stanton Brothers, a Viewland Farms e a Wilmarlea Farms Dairy Barn.
Vamos precisar de outro post para descrever o que vimos nessas propriedades, desde as formas de prover conforto para o rebanho, até sistemas altamente modernos de biodigestores.
Saímos de Woodstock por volta das 6 da tarde e viemos para London.
Saímos de Woodstock por volta das 6 da tarde e viemos para London.
Brasileiras:
Antes das palestras do jantar de quinta-feira, o mestre de cerimônias apresentou as delegações vindas de outras províncias canadenses e do Brasil (Iuri e eu). Isso foi muito engraçado porque na nossa mesa estava sentado um casal que ficou surpreso: ela, a Dorli, é gaúcha de Bagé e veio para o Canadá com 4 anos de idade. Quando saiu do Brasil, ela só falava alemão... nunca aprendeu português.
Durante o intervalo das palestras, um fazendeiro chamado Eddy veio até nossa mesa e disse que sua esposa é brasileira de Goiás e está no Canadá há 30 anos. Trocamos cartões de visitas e sábado saímos para jantar, o casal Eddy e Zulma e mais um casal de canadenses: o Robert e a Nancy.
Foi muito agradável!
Um comentário:
Esse Planeta parece grande, mas tem vezes que parece pequeno, tipo... logo ali. Encontrar brasileiros me parece ser uma característica presente dessa realidade. Vou aguardar os "posts" dessa Feira e das Propriedades.
Postar um comentário