terça-feira, 18 de setembro de 2007

Eventos de Agronegócios

Na semana passada, eu participei de alguns eventos agropecuários em Woodstock, uma cidade que fica há uns 50 quilômetros de London. O Iuri me acompanhou nessa empreitada. Alguns desses eventos foram organizados pela Ontario Large Herd Operators Group - LHO, uma espécie de associação de produtores de leite, cujo objetivo é oferecer educação em liderança e técnicas de gestão de negócios, informação sobre novas tecnologias, nutrição, saúde e conforto animal. A província de Ontário é conhecida por sua forte bacia leiteira, e a LHO tem uma comunidade bem ativa de associados, com rebanhos nem tão grandes assim como o nome pode fazer crer.

Entre os benefícios oferecidos, a LHO realiza viagens a outras províncias e países para conhecer as melhores práticas em fazendas de leite. Está sendo planejada uma visita ao Brasil, em 2008.

Foram três eventos que participamos: Exposição / feira (Farm Show), jantar com palestras sobre sucessão familiar em negócios lácteos e visitas técnicas a 5 fazendas de leite, consideradas modelos em novas tecnologias e manejo. Desses, apenas a exposição não era organizada pela LHO.

Farm Show - Quinta-feira:


A exposição / feira se parece com a nossa Expointer, realizada anualmente em Esteio, no Rio Grande do Sul. Algumas coisas que observamos diferenciam as duas feiras: a Farm Show é mais tecnológica, ou seja, não havia muitos animais em exposição e também não tinha bancas de artesanato. Na feira, uma coisa que chamou nossa atenção foi a oferta, a preços e condições acessíveis, de modelos alternativos para geração de energia elétrica em fazendas: os cata-ventos e os painéis coletores de energia solar.



Pudemos ver, também, o quanto o Canadá está investindo na produção de milho para geração de etanol, o que não nos parece uma opção apropriada, caso seja a única, uma vez que a monocultura dessa planta poderá causar o empobrecimento do solo...







Palestras:

Quinta-feira à noite, aconteceu o jantar com uma seqüência de 4 palestras sobre o tema "Sucessão Familiar em Fazendas de Leite". O primeiro palestrante, Peter Coughler, falou sobre o planejamento da sucessão; o segundo, Rob Gamble, falou sobre as taxas e impostos para os quais os fazendeiros precisam estar atentos e as estratégias de aposentadoria. O advogado Douglas C. Jack falou sobre as 10 armadilhas ou ciladas dos acordos de propriedade rural; e o quarto palestrante, Chris Buchner, um produtor de leite da segunda geração, contou a história da transição da sua propriedade e dos preparativos para a próxima sucessão.

Visitas técnicas:

O dia de sexta-feira foi dedicado às visitas técnicas às 5 fazendas de produção de leite: a Van Nes Dairy, a Van De Holm Farms, a Stanton Brothers, a Viewland Farms e a Wilmarlea Farms Dairy Barn.

Vamos precisar de outro post para descrever o que vimos nessas propriedades, desde as formas de prover conforto para o rebanho, até sistemas altamente modernos de biodigestores.

Saímos de Woodstock por volta das 6 da tarde e viemos para London.


Brasileiras:


Antes das palestras do jantar de quinta-feira, o mestre de cerimônias apresentou as delegações vindas de outras províncias canadenses e do Brasil (Iuri e eu). Isso foi muito engraçado porque na nossa mesa estava sentado um casal que ficou surpreso: ela, a Dorli, é gaúcha de Bagé e veio para o Canadá com 4 anos de idade. Quando saiu do Brasil, ela só falava alemão... nunca aprendeu português.

Durante o intervalo das palestras, um fazendeiro chamado Eddy veio até nossa mesa e disse que sua esposa é brasileira de Goiás e está no Canadá há 30 anos. Trocamos cartões de visitas e sábado saímos para jantar, o casal Eddy e Zulma e mais um casal de canadenses: o Robert e a Nancy.

Foi muito agradável!

Um comentário:

gustavo uriartt disse...

Esse Planeta parece grande, mas tem vezes que parece pequeno, tipo... logo ali. Encontrar brasileiros me parece ser uma característica presente dessa realidade. Vou aguardar os "posts" dessa Feira e das Propriedades.