quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vinho brasileiro

Na última terça-feira, quando cheguei à minha sala de aula de Temas Globais, uma colega se aproximou de mim com um pedaço do jornal canadense: Globe and Mail, que trazia um artigo sobre os vinhos brasileiros. "Vi esse artigo e lembrei de você" - me disse aquela senhora, sorrindo.
Antes de começar a aula, eu devorei o artigo cujo título: Finer than a dental-floss bikini (Mais fino do que o bikini fio dental), demonstra claramente como o Brasil é conhecido no exterior. O texto começa com uma pergunta: "Eles fazem vinho no Brasil?"Ao longo do texto, mais citações delatam a fama brasileira: "Apesar de sua bem conhecida reputação de lar do volleyball de praia e de floresta tropical, o Brasil tem solo rico e bem drenado e clima adequado à produção de uva".
O autor, Beppi Crosariol, comenta que as terras apropriadas para o plantio de uva estão no sul do Brasil, bem abaixo da floresta equatorial e do Rio de Janeiro, famoso por suas praias de fio dental. Beppi segue dizendo que, felizmente, essas terras se localizam em morros e ladeiras íngremes e, portanto, não são utilizadas para a prática do esporte brasileiro favorito: o futebol. Conforme o autor, os vinhos brasileiros começam a despontar com estilo moderno e refinado.
Os canadenses costumam usar a expressão: Good for you - bom para você - quando lhes contamos algo de bom que nos aconteceu, então eu vou adaptar a expressão canadense: Bom para nós, brasileiros, que estamos ficando conhecidos também por nossos vinhos.

3 comentários:

Taís Jacques disse...

Alentador vocês comentar sobre os nossos vinhos (Adoro um bom vinho Tinho! aliás qualquer tipo de álcool só bebo vinho tinto), pois aqui mesmo no Sul, em Porto Alegre, o pessoal tem a mania de achar que os vinhos argentinos e chilenos são melhores que os nossos, tudo bem que eles tenham vinhos bons, mas ultimamente os nossos vinhos não deixam a desejar, a nenhum desses vinhos. Gosto muito os da Casa Valduga, ah os dois ultimos chilenos que tomei (nada baratos) me deixaram com dor de cabeça..........rsrsrsrs

abraços

Taís

gustavo uriartt disse...

Olá Iuri!
você não faz idéia de como é gostoso um Branco Seco (e olha que não gosto muito de Brancos)que o Ronaldo serviu no "Dia do Cabrito"...é de Niágara Branca e te confesso que fazia muito tempo que eu não tomava um Branco tão frutado como aquele. O último que me lembro era um argentino, "Etchart Privado", um Riesling. Quem conseguiu para ele parece que foi o "seu" Plinio, e é daqui da Região. Faz a encomenda para o almoço da chegada ao Brasil...

iuri disse...

Gus,

Fiquei com água na boca só de pensar. Sim, certamente vamos encomendar para o Plínio!

Só um pequeno detalhe... quem fez o post foi a Nara...