Labour Day
O Dia do Trabalhador, como se sabe, é comemorado no dia 1º de maio, no Brasil e outras partes do mundo. No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos, iniciaram-se uma série de protestos de trabalhadores para melhoria das suas condições de trabalho, que desembocaram em confrontos com a polícia, e finalmente morte de trabalhadores [ver artigo na Wikipédia a respeito].
Estranhamente, nos Estados Unidos, onde a tragédia aconteceu, o Dia do Trabalho (Labor Day) é comemorado em outra data: a primeira segunda-feira de setembro. A origem dessa data é completamente diversa: foi uma solicitação do Sindicato Central dos Trabalhadores, para que os trabalhadores tivessem um dia de folga. Começou a acontecer em 1882 e foi decretada como feriado nacional em 1894 [ver artigo da Wikipedia, em inglês].
O Canadá segue o padrão americano, e comemora a data na primeira segunda-feira de setembro, ou seja, hoje [ver o artigo da Wikipedia, seção sobre o Canadá]. Em geral, as aulas começam na semana seguinte ao Labour Day ("labour", com u mesmo: inglês canadense...), e esse final de semana é a última chance para os pais de crianças em idade escolar de "fugir da cidade".
Para os pais de filhos universitários, a missão é outra: mover seus babies em segurança para o seu novo habitat. Falamos com uma caixa do supermercado esse final de semana e ela disse que o movimento estava totalmente fora do comum nesses dias, com "tickets" de 300, 400 dólares. Eram os pais fazendo "o rancho", como se diz no Sul, para os filhotes. Como London é uma cidade universitária, víamos por todos os lugares os carros chegando com reboques (provalvemente alugados) com móveis velhos e colchões, para acomodar os estudantes em suas novas "casas" (algumas vezes, "pocilga" seria uma expressão mais apropriada para o estado que alguns estudantes deixam as casas onde moram... imagina um guri/guria que saiu faz dois meses do ensino médio e sempre morou com os pais passar a morar sozinho ou com outros estudantes da mesma idade!). Os pais super-preocupados em fazer compras de supermercado para os filhos e eles mais a fim de comer pizza e beber... hehehe.
A Ivey (escola de administração) já começou as aulas na semana passada, mas o resto da Western começa agora, quinta-feira. Até lá, todos os reboques e caminhões (sim, aqui motoristas "normais" podem dirigir pequenos caminhões baú) estarão alugados pelos pais, bem como todas as empresas de mudança, no esforço de trazer de volta para a cidade os alunos que saíram daqui em maio, de férias.
Nas próximas fotos em que mostrarmos o campus da universidade, talvez se tenha de volta aquele clima gostoso, de alunos circulando, que a gente sentia falta no verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário