sábado, 29 de setembro de 2007

Bombeiros canadenses

Uma coisa que chama nossa atenção desde que chegamos aqui no Canadá em março é o constante som das sirenes dos caminhões de bombeiros. De longe já se pode ouvir o som característico e, quando se aproximam de um cruzamento, uma buzina em altíssimo volume, sinaliza que os motoristas devem abrir alas. Geralmente passa um, dois e às vezes três caminhões, seguidos de ambulâncias e, às vezes, de viaturas policiais.
Um dia, quando ainda morávamos na Richmond St, aconteceu um acidente na frente de nosso apartamento. Estávamos na sala de estar, quando ouvimos as sirenes características, que pararam de soar nas proximidades. Tivemos a oportunidade de assistir a um triste espetáculo com luzes e som. Um ônibus parado no seu "ponto", uma pessoa estirada na rua, uma camionete - provável responsável pelo atropelamento - e toda aquela parafernália para atender ao sinistro: um caminhão de bombeiros, uma ambulância e duas viaturas policiais que fechavam a rua, impedindo o tráfego de qualquer veículo automotivo. A história durou mais ou menos uns 45 minutos ou 1 hora - minha impressão é que a vítima estava morta - até que o ônibus foi liberado e ficou apenas uma viatura policial e a camionete (provavelmente para colher as últimas informações).
Apesar da tristeza que a cena provocou, ficamos impressionados com o atendimento de todo o setor de segurança da cidade.
Quando eu fui visitar a central de polícia com as meninas do Big Sisters of London, descobri que a central 911 fica localizada naquele prédio e, de lá, todas as chamadas são direcionadas para os respectivos departamentos: saúde, segurança e bombeiros.
Perguntei se haviam muitos incêndios em London, uma vez que os caminhões de bombeiros estão em constante atividade pelas ruas da cidade. A moça sorriu e disse que os bombeiros também atendem casos de acidentes de trânsito, animais em perigo, etc.
Eu sempre desconfio dessas construções norte-americanas, em geral - com muita madeira e isopor para conservar a temperatura interna. Aqui, todos os prédios têm que ter alarmes de incêndio instalados. Por que tanta preocupação?
Na semana passada minha amiga Nicee mandou um e-mail para todas as brasileiras de London, comunicando um incêndio na casa de sua vizinha. Segundo a Nicee, os proprietários perderam tudo o que tinham. Ela pediu orações pela família e também mandou umas fotos do sinistro.
As fotos falaram por si só, pelo menos para mim. Quatro caminhões de bombeiros modernos e super-equipados estavam ao longo da rua da Nicee e, mesmo assim, a casa ficou completamente destruída...
As fotos estão em: http://picasaweb.google.com/Nara.Maria.Muller/IncNdioEmLondon

Nenhum comentário: