sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Você sabia que 70% das mulheres...

usam o tamanho errado de sutiã? - diz o flyer da Sears que a Nara veio me mostrar.

Fiquei pensando: de onde eles tiraram essa informação?

Meu próximo pensamento foi: deve ter um fundo de verdade nisso... todas as mulheres reclamam das roupas, sapatos e roupas íntimas que encontram nas lojas, embora tenham um prazer profundo em fazer compras.

Claro que pode ter algo de "comportamento do consumidor" aí, algo a ver com a insatisfação e processos psicológicos mais profundos. Também pode ser alguma falha no sistema de marketing dos fabricantes e varejistas, que não consegue entender as necessidades do grupo humano que mais movimenta o mercado da moda. Mulheres compram roupas e sapatos para si, para os filhos e maridos, sem falar das amigas do chá de fraldas.

Mas também pode ter a ver com minha área, operações. E de imediato me vêm duas possibilidades. Uma é do próprio planejamento da produção e da distribuição, e em última análise, da previsão de vendas, que não consegue prever quantas mulheres vão querer comprar um sutiã bege com bojo, tamanho 40, na loja Renner do shopping Iguatemi no dia 15 do mês que vem. É só imaginar o número de modelos, cores, tamanhos e pontos de venda para ver que o planejamento disso não é trivial.

Outra possibilidade, ainda dentro da área de operações, têm a ver com o projeto de produto. Na área da moda, sejam roupas, calçados ou lingeries, existe uma pessoa, o/a modelista técnico, que transforma as idéias do/a modelista criativo para os moldes. Em geral, o/a modelista técnico "ajusta" um modelo padrão. Para o sapato, o número 35, para a lingerie, o tamanho M. Essa peça-piloto é testada em um modelo humano, e ajustado até que fique confortável. Até aí, tudo bem. Na minha opinião, a porcaria começa a partir desse ponto. Uma vez aprovada a peça-piloto, o/a modelista técnico "escala" os modelos para os outros tamanhos, sem que sejam feitos mais testes nas vítimas maiores ou menores. A questão do teste até é menor. Minha dúvida é de onde saem essas "regras de escalonamento". Mulher nenhuma parece caber nelas.

Bem, dito isso, achei um vídeo bem legal que ensina uma forma alternativa de vestir sutiã, que inclusive pode ajudar as mulheres a saírem de situações difíceis:


Nenhum comentário: