quarta-feira, 5 de setembro de 2007

5 de setembro - 6 meses no Canadá - uma retrospectiva

Hoje fechamos 6 meses no Canadá e é difícil dizer se consideramos isso muito ou pouco tempo. Muito, porque estamos com saudades de casa, e pouco porque também conquistamos amigos aqui dos quais gostamos bastante.

É o caso do Zenon e da Mary-Anne (foto à direita) que, teoricamente só nos alugariam o apartamento, mas foram muito além disso.
Se não fosse por eles, aquele dia 5 de março teria sido ainda mais difícil - toda aquela neve atolando nossas malas e nossos pés e sem entender direito o que as pessoas diziam. Não tínhamos idéia de onde e como ir comprar as coisas básicas das quais precisávamos para sobreviver nesse lugar.


Alguns meses antes de virmos para cá, já tínhamos contactado com Mary-Anne, por e-mail, e ela nos informou o número do telefone do Zenon, dizendo: "Vocês vão chegar muito cansados da viagem. Eu não estarei em London, mas liguem para o Zenon que ele irá apanhá-los onde estiverem para mostrar-lhes o apartamento..."
Zenon nos apanhou numa espécie de café e mercadinho: o Sebastian. Nos levou para ver os apartamentos da Kensigton: este onde estamos agora - que precisava ser reformado - e o outro, para onde nos mudaríamos temporariamente. Mas não foi só isso: O Iuri disse que precisávamos abrir uma conta bancária e pediu uma sugestão de qual seria o melhor banco e tal... Zenon nos levou ao Scotiabank e nos apresentou para o gerente geral.
Depois o Zenon nos levou para supermercados e lojas a fim de comprarmos o mínimo necessário para podermos nos instalar no apartamento para o qual nos mudaríamos no dia seguinte. E quando chegamos lá, no dia 6 de março, nossas compras estavam nos esperando, pois Zenon já as tinha deixado no apartamento.
Alguns dias depois conhecemos Mary-Anne e nossa amizade foi inevitável.
Fomos convidados para o jantar de Páscoa na casa deles, compartilhado também com outro casal: Steve e Larissa, aqui de London.
Depois foi o passeio para as cataratas de Niágara, mais jantares e almoços na casa de Zenon e Mary-Anne.


Num desses jantares, conhecemos
os amigos Keith e Marilyn, de Manitoba (foto à esquerda) e a famosa vegetarian chicken pizza.
Em primeiro de julho, dia do
aniversário do Canadá,
conhecemos a mãe do Zenon
(foto à direita).








No início de agosto - já faz um mês
- fomos com Zenon e Mary-Anne
para Montreal, onde conhecemos Justine (mãe de Mary-Anne), Joseph (seu amigo), além de Ricky e Jan, que moram em Vermont - Estados Unidos.





Amigos brasileiros no Canadá:

Nos primeiros dias em London conhecemos a Nicee, uma brasileira que mora aqui há 10 anos e a partir dela, eu conheci um grupo todo de mulheres brasileiras que, por diferentes razões, imigraram para o Canadá.
Tem a Cláudia, uma gaúcha de Novo Hamburgo, já mora aqui há vários anos e lê nosso blog, diariamente. A Rozane, não é gaúcha legítima, mas é de coração - já morou lá há algum tempo - é outro doce de pessoa.

A Alba me indicou a cabeleireira que deixou meus cabelos tão bonitos, a Cris, que nos acolheu em sua casa para aquele churrasco maravilhoso no dia das mães e a Lia, que fala comigo pelo MSN.





Em Montreal conhecemos mais um casal de brasileiros: O Guilherme e a Ana que vieram buscar novas oportunidades nestas terras geladas.





Os amigos queridos de Toronto... Júnior e Sheila, gaúchos
como nós
- ele, de Três Coroas e ela, de Porto Alegre. Nos receberam
de braços e corações abertos em Toronto, quando fomos assistir ao Fantasma da Ópera.

Aliás, nesta sexta-feira, dia 7 de setembro, o Júnior e a Sheila virão nos visitar e na próxima semana eu vou contar as aventuras do fim de semana.





Para terminar este post, preciso contar o que aconteceu hoje: Pela primeira vez em 6 meses, uma pessoa me chamou pelo nome em plena calçada de London!!! Era a Ethel, uma senhora que trabalha lá no Big Sisters of London.
Parece pouco, mas para mim, que moro numa pequena cidade brasileira e estou vivendo num lugar onde ninguém me conhecia há 6 meses, ser chamada pelo nome na rua é maravilhoso!

Então, alguém me ajuda a definir se 6 meses no Canadá é muito ou pouco tempo??? Difícil, não?

3 comentários:

Carla disse...

Oi Nara, meu nome é Carla.
Leio seu blog desde abril, quando meu marido recebeu uma proposta p/ mudarmos p/ London.
Estamos indo p/ ai dia 15/09, vamos ficar 1 semana para conhecer e ele conhecer a empresa onde vai trabalhar.
Muito legal seu blog! Atraves dele conheci um pouco de London, e do Canadá no geral.
Estamos bem anciosos!!
Quem sabe podemos nos conhecer quando estivermos ai.
Beijos!
Carla

nara disse...

Oi Carla, tudo bem? Ficamos muito contentes em saber que nosso blog a está ajudando a conhecer um pouco de London. Mande um e-mail para podermos combinar nosso encontro quando vocês chegarem, ok?
Um beijo, Nara.

Anônimo disse...

Então, hein, Nara! Já és uma "embaixadora" de London! Muito legal! Sucesso à Carla!
Paulo Meira