Sotaque canadense
Estamos ficando com sotaque canadense. Todos os falantes têm o sotaque característico de sua região, e muitos o carregam por toda a vida. Outros adquirem: é o nosso caso com o "inglês canadense/londrino".
O irmão mais novo da Nara, por exemplo, foi morar no Rio (lá se diz RIIU), e descobriu que o padre fala "por Crixto, com Crixto e em Crixto". Aqui, se diz "by Him, with Him, and in Him", o que dito rapidinho na hora da missa parece "baiRimuiRimiRim"...
Já conseguimos falar "Torondo" (Toronto), "Óraua" (Ottawa), "Landam" (London), "clóset" (e não clôset), bem como "OK, folks". Enfim, estamos ficando "uns brasileiros tipicamente canadenses", seja lá o que queira dizer isso. Na minha opinião, é importante falar assim, especialmente para não ser corrigido pelos locais, porque toda vez que um local te corrige, ele pára de prestar atenção no que estás dizendo para prestar atenção no como falas (mal).
Mas também é importante voltar para o Brasil e falar como brasileiros. Tive um professor do mestrado que havia feito o seu doutorado no Canadá e falou Óraua na aula. Fiquei um tempo (segundos) até decifrar o que ele havia dito (Ottawa). Resultado: perdi o que ele havia falado depois. Se as pessoas dizem "New York", nos Estados Unidos, não há porque dizê-lo assim no Brasil - fala Nova Iorque, pô!
Então, espero voltar ao Brasil e continuar falando "Tôrônto", "Ôtáua" e "Lôndres". Embora inevitavelmente acabarão saindo algumas besteiras, como kitchen sink ao invés de pia da cozinha e cabinets ao invés de armários. Hoje já nos vêm primeiro a palavra em inglês, mesmo quando estamos falando português entre nós.
Foi engraçado o dia em que disse para a Mary-Anne e o Zenon que estamos começando a falar com o sotaque daqui... Eles se olharam e perguntaram: "Nós temos sotaque?". Achei graça: neozelandeses e australianos têm sotaque? "Sim", disseram. Americanos têm sotaque? (claro que sim, parece que estão mascando chiclete, principalmente no sul do país) "Muito!", responderam. E os ingleses? "Esses têm um sotaque muito forte", disseram. Comecei a rir muito: eles "inventaram" a língua e têm sotaque, e vocês não! Parece a gente, no Brasil, que diz que os portugueses têm sotaque. Sotaque temos nós!
E eu que pensava que o único povo do planeta que acha que não têm sotaque é o gaúcho...
Um comentário:
então vocêix, extão ficando experrrrtoxxx... vaaaaleu!
Postar um comentário