quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

03 de novembro – Conhecendo o Innovation Works





Eu já contei, em outro post, que no dia 03 de novembro eu tive meu primeiro encontro com a Megan O’Neil, no Innovation Works, mas agora vou detalhar um pouco mais.

Às 9h30min daquela sexta-feira aconteceria, nesse espaço co-working um dos chats semanais com empreendedores sociais.
Eu cheguei mais cedo (creio que em torno de 9 horas da manhã) e fui encaminhada para um dos espaços do local, onde aconteceria o chat. Lá estava uma gerente de contas corporativas do Libro – um banco cooperativo canadense. Conversei com ela, buscando informações de qual a melhor forma de abrir uma conta, com menos taxas. A Josie me deu algumas dicas e me indicou um colega que trabalha com contas pessoais. 

Aos poucos, alguns empreendedores foram chegando e eu também conheci a Julie Forrester, que é coach de empreendedorismo no Innovation Works.

Todos nos apresentamos e um dos empreendedores, Sanket Meta estava concorrendo a uma vaga no espaço co-working, para realizar o planejamento de seu empreendimento. 
Ele apresentou seu projeto de vendas conscientes de roupas, pela internet. 
A ideia é vender roupas usadas de forma online e assim, incentivar o consumo de peças reutilizáveis: um brechó virtual. Sanket conseguiu a vaga no espaço do Libro. 

Como funciona o Innovation Works



É um espaço enorme de co-working com 4 andares. No piso inferior tem uma cafeteria do Edgar & Joe’s – uma rede local – com várias mesinhas, balcão e bancos altos; um grande espaço com mesas e cadeiras, sofás, pufes, bancadas e bancos altos e um mini auditório.
Várias empresas alugam espaços no Innovation Works, uma delas é o LIBRO, mas também estão lá a Western University, com a Ivey e o Kings universities, o Fanshawe College, London Inc (uma revista local) e a Pillar Nonprofit Enterprise.

Algumas dessas empresas disponibilizam seus espaços de trabalho, com bancadas, ou mesas, para empreendedores sociais que mereçam uma oportunidade. E foi assim que o Sanket conseguiu o seu espaço para 6 meses.

Descobri que a Megan, a Julie, o Andrew e várias outras pessoas são membros da Pillar Nonprofit e trabalham dentro do Innovation Works.

A Pillar é que organiza os chats, encaminha as apresentações aos provedores de espaços, oferecem coaching e consultoria gratuita, além de encaminharem os empreendedores a agentes de fomento para sustentarem seus projetos.

Conversa com a Megan

A Megan é exatamente como eu tinha percebido pelo site do Innovation Works, audaciosa, simpática, empreendedora, visionária...
Em poucos minutos, como eu já tinha enviado minhas credenciais por e-mail, eu estava contratada como coach voluntária para atuar junto a empreendedores sociais. Simples assim...

Enquanto conversávamos, Megan enviou dois e-mails: 1) o primeiro foi para a Amanda, uma das empreendedoras sociais, me indicando para trabalhar com ela. 2) o segundo foi para os inovadores de uma ferramenta muito usada no campo do empreendedorismo: O CANVAS model.

A Megan tinha me falado que esse grupo tinha acrescentado campos específicos ao CANVAS para empreendedorismo social e eu fiquei motivada, já que trabalho com o CANVAS com meus clientes.

Alguns dias depois, recebi um e-mail em resposta, dos criadores do CANVAS social e marcamos uma conversa por Skype. Vou falar sobre os resultados dessa conversa, mais adiante.

Nenhum comentário: