segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Carteira de habilitação G2 de Ontário

Em agosto nós tivemos que providenciar comprovantes de que já éramos motoristas no Brasil, há mais de 5 anos.
Fomos ao consulado brasileiro, em Toronto, para requerer o tal documento. Já falei sobre isso em outra postagem, mas se vocês perderam essa e quiserem saber um pouco mais sobre o processo de obter a carteira de habilitação de Ontário, basta acessar: http://iurienara.blogspot.ca/2017/11/reencontro-com-as-brasileiras-de-london.html

Em setembro, quando fui encontrar a equipe de brasileiros na Ryerson University, em Toronto, finalmente, apanhei os documentos no consulado. 


Nos dias seguintes, o Iuri foi fazer a prova teórica, para a qual tinha se preparado bastante, lendo o manual e fazendo uns cartõezinhos para memorizar os sinais de trânsito canadenses.

 Frente dos cartões com os desenhos dos sinais

 Verso dos cartões com os seus significados

Passou na primeira prova e recebeu a carteira G1, que o permitia dirigir, sempre acompanhado de um motorista habilitado há mais de 5 anos.
Isso foi uma primeira vitória, entretanto, não nos permitia mais que ele dirigisse com a carteira brasileira, como vínhamos fazendo até então.
Como as regras de trânsito são um tanto diferente e mais rigorosas aqui no Canadá, eu não me aventurei, ainda, a dirigir por aqui.
Em outubro, o Iuri fez sua primeira tentativa com a prova prática de direção. Tomou algumas aulas com um dono de uma auto-escola, extremamente grosseiro e, no dia da prova, estava tão nervoso que acabou sendo reprovado. 
Ele tentara ir direto para a carteira G que é definitiva, mas muito mais difícil de obter. Descobrimos que muitos imigrantes não coseguem passar nessa prova, na primeira e, nem na segunda vez.
E como o setor de trânsito aqui está com poucos funcionários, marcaram a próxima prova prática para o dia 29 de novembro.

Graças a Deus, temos amigos maravilhosos aqui em London e o Zenon deu várias aulas de diração para o Iuri em seu carro. No dia da prova, Zenon emprestou o carro com o qual o Iuri já estava acostumado. 
Desta vez, o Iuri fez a prova para a carteira G2 (provisória, mas que lhe permite dirigir desacompanhado). 
No dia 29 de novembro, ele fez a prova prática e PASSOU! Comemoramos com pizza e champanhe canadense!



Por que a carteira de Ontário?

No Canadá só se pode dirigir com habilitação do país de origem, durante os primeiros 6 meses de permanência. Depois disso, só dirige se tiver a carteira de Ontário. 
Agora estamos, novamente livres para alugar carro nos finais de semana!  OBA!


Nenhum comentário: