terça-feira, 12 de dezembro de 2017

21 a 26 de outubro



Ao longo dos dias, acontecem muitas coisas pequenas e eu gosto de registrar tudo. Assim, alguns anos mais tarde, teremos essas lindas lembranças. A memória falha com o tempo, por isso é importante escrever e fotografar o máximo que pudermos.

Às vezes os canadenses não entendem essa minha fascinação por fotos. Eles não curtem muito serem fotografados. Por essa razão, muitos dos nossos posts, quando retratam algum encontro com os canadenses amigos, são apenas contados, sem ilustrações.

Neste post eu relato alguns fatos do fim de semana semana de 21 e 22 de outubro e também um evento do dia 26 de outubro.

Passeios de outono no Coves Path


O dia 21 de outubro estava lindo e o Iuri e eu resolvemos dar mais uma caminhada no Coves Path (aquele caminho de preservação ambiental próximo à nossa casa).


É muito lindo ver essa transformação da natureza, quando as folhas das árvores começam a cair e enfeitar, também o chão.
Fizemos vários registros desse lugar lindo que ficará, para sempre, na nossa memória.






Passeio com Zenon e Mary-Anne no domingo

No dia 22 de outubro nós fomos com nossos amigos à cidade de Newmarket, em Ontário. Fica a quase duas horas de London, pertinho de Toronto.

O Zenon coordena um projeto de resgate histórico, através de fotografias, sobre a participação do exército canadense na primeira guerra mundial. 

O projeto, chamado de Canadigm pode ser melhor conhecido no site: http://www.canadigm.ca/

Nosso amigo passou um tempo, com sua equipe – todos voluntários – pesquisando e fotografando os registros de soldados, nas paredes de túneis na França.

As fotos desses registros são impressas em impressora 3D e é possível ter uma ideia muito boa de como são essas inscrições nos túneis franceses.

Nas paredes dos túneis, os soldados deixavam seus nomes e datas de quando estiveram por lá. O Zenon e sua equipe pesquisam esses nomes, entram em contato com seus familiares e conseguem fotos com um pouco da história pessoal daqueles soldados. 

As inscrições impressas em 3D, mais as fotos e história de cada soldado são exibidas num quadro de madeira com frente em vidro, como se fossem vitrines.


O Canadigm apresenta seus trabalhos em exposições em várias partes do Canadá, Estados Unidos e França. Em Otawa, capital do Canadá, a exposição está desde 2016 e se estenderá até 07 de janeiro de 2018. Esperamos conseguir ver essa exposição!

Nesse dia 23, o Zenon levou algumas peças para uma exibição que aconteceria na cidade de Newmarket e nos convidaram para passar o dia com eles.

A Maya foi junto e ficou muito feliz ao me ver de novo. Fomos juntas, no banco de trás da camionete do Zenon: Mary-Anne, Maya e eu.


Local onde acontecerá a exposição do Canadigm em Newmarket]
Chegamos à cidade perto das 13 horas e o Iuri ajudou Zenon em Mary-Anne a descarregar o material da exposição.
E eu? Fiquei cuidando da Maya.

Acho que levou umas duas horas até que o material a ser exposto estivesse montado.
Saímos de lá e tentamos encontrar um local para almoçar. 

Não conseguimos porque não aceitavam animais nos restaurantes, mesmo nos pátios externos.

Iuri fez algumas fotos dos prédios bonitos no centro da cidade.




Seguimos viagem de volta para London e paramos na estrada, para fazer um lanche e a Maya ficou dentro da camionete, com algumas frestas de vidros abertas, para não passar calor.

Depois de “almo-jantar”, pelas 16 horas, retomamos a estrada e voltamos para casa. Foi um dia muito agradável e eu fiquei muito impressionada com as peças da exposição.

Workshop do meu grupo de Meetup

Como eu já tinha falado anteriormente, tenho participado de um grupo do Meetup: Improve yourself improve the world e a segunda reunião foi em 18 de outubro.

A participação nos grupos do Meetup são gratuitas, em geral. Esse aí tem reuniões mensais na casa da coordenadora, Wanda Davis.
Paralelamente, a Wanda oferece cursos e workshops e eu me inscrevi num deles: "It's all about time" (é tudo sobre tempo).
Como eu estava trabalhando esse tópico de gestão do tempo com meu grupo de estudos virtual no Brasil, decidi ouvir o que ela tinha a falar sobre o tema.
Então, no dia 26 de outubro, tomei o ônibus e fui para a casa da Wanda. 
 Esperando o ônibus na parada perto de casa

O ônibus me deixou no Westmount Mall e, dali, fui a pé por umas três ou quatro quadras até a casa da Wanda.

O workshop falava sobre como enfrentamos nossos limites de tempo, como o encaramos e como o priorizamos.
Muito bom!

Nenhum comentário: