quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

10 de dezembro – a grande nevasca

Essa foi a segunda vez que alugamos um carro depois que o Iuri tirou a carteira de motorista de Ontário.

Sábado foi tudo bem, a gente foi aos supermercados – Costco, Walmart e Nofrills e reabastecemos nossos armários e geladeira.

Durante a noite começou a nevar e nevou, nevou e nevou a noite inteira. Domingo de manhã, estava tudo branquinho. O pinheiro do lado de fora da janela da nossa casa ficou todo branquinho, bem como um legítimo pinheirinho natalino. Lindo!

Depois do café da manhã, saímos para a missa. Chegando no carro, aquela beleza: estava totalmente coberto de neve e o Iuri teve que retirá-la.

É preciso ter muito cuidado para dirigir, quando neva. As máquinas retiram o excesso das ruas, mas, à medida em que ela vai derretendo, transforma-se em gelo e o chão fica extremamente liso.

Também é preciso muito cuidado para caminhar nessas circunstâncias. Em geral, os calçados daqui são preparados para a neve, assim como os pneus dos automóveis e outros veículos.

No caso de carros alugados, descobrimos que as locadoras não usam pneus de neve, mas usam pneus melhores do que os normalmente requeridos pelo governo de Ontário.

Por isso, no caminho para a igreja, o Iuri entrou em ruas menos movimentadas, onde a neve acumula mais e testou os freios do carro. Queríamos ver o tempo de resposta dos freios em terrenos com neve. Assim, ficaríamos preparados para o caso de necessidade.

A recomendação é que todos dirijam devagar e obedeçam a distância regulamentar entre veículos.

Chegando à igreja

Ao chegarmos no estacionamento da igreja, a vista era indescritível.

Como sempre, o Iuri quis fazer um vídeo para registrar o momento e eu me emocionei ao falar para a câmera. É muito bom viver essa experiência novamente!

Fizemos algumas fotos depois da missa e uma senhora que estava ao nosso lado perguntou de onde éramos. Obviamente, éramos turistas...

O Iuri falou que somos brasileiros e ela disse que é portuguesa, mas já vive no Canadá há uns 40 anos, mais ou menos.
Seu nome é Teresa Figueiredo e nos deu mais algumas dicas de como viver no Canadá.
Dona Teresa indicou alguns serviços médicos, com profissionais portugueses e nos deu seu cartão com número de telefone, para que a procuremos em caso de necessidade.
Um doce de pessoa, a dona Teresa.

Também preciso registrar o quanto gostamos do padre Gary, pela forma com que conduz as homilias e pela sua voz encantadora. Ele canta várias partes da missa, o que aliás, é uma característica dessa igreja de St. Peters.

O coral é divino, as cantoras têm voz de anjos... Às vezes parece que a gente está assistindo a uma peça de teatro, tipo o “Fantasma da Ópera”.

O Victoria Park

Ao sairmos da igreja, atravessamos a rua para curtir a neve no Victoria Park. A paisagem é totalmente diferente daquela que fotografamos durante o verão.

O branco da neve contrasta com o preto das árvores sem folhas. Mas as cores das roupas das pessoas brincando na neve é algo encantador.

E é claro que tínhamos que fazer esse registro em vídeo e brincar um pouquinho na neve, também...

Voltamos para o carro e fomos para o Argyle Mall para comprar umas cosinhas no Canadian Tire e o mamão do Walmart desse Mall.

Aproveitamos para almoçar no nosso Mc Donalds predileto, na Dundas St. do outro lado do Mall.

Dali, fomos para casa retornar às pesquisas. Porque dia 11 é segunda-feira e o Iuri teria reunião com seus pares na universidade.