quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Festa de Natal com as brasileiras de London




Lourdes - a nossa anfitriã


Na noite de 10 de dezembro aconteceu a festa de Natal das brasileiras de London. Foi na casa da Lourdes, que fica a uns 5 minutos de carro, do nosso prédio. 

Se não estivesse nevando tanto, eu teria ido a pé. Mas já que estávamos com o carro alugado, o Iuri me levou até lá.

Ao chegar na casa, vi que outras duas brasileiras já estavam chegando lá. Uma delas eu não conhecia, mas a outra era a Wirani, amiga de 10 anos atrás.

Quando eu me aproximei, ela exclamou: “Nara!!! Há quanto tempo!” Foi muito bom ouvir essa frase que, confesso, me surpreendeu. A Wirani e eu só nos vimos duas vezes há 10 anos.

Ela me apresentou a Simone Dovalli, que está aqui em London há apenas 7 meses. Em futuras postagens eu falarei mais sobre a Simone.

Como tínhamos chegado muito cedo, nos colocamos à disposição da Lourdes para ajudar na organização da mesa, etc. Cada uma levaria um prato salgado ou doce.

Eu fiquei incumbida de acender as velas na mesa, quando a mulherada fosse autorizada a comer – hehehe!

Enquanto esperávamos as outras brasileiras chegarem, comecei a conversar com a Simone e descobri que ela é paulista, fez curso de inglês com aulas de administração, aqui em London.

Simone é formada em Turismo e tem um MBA na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.
É daquelas mulheres que tem um sonho e vão em busca de formas para alcançá-lo.
Eu dei meu número de WhatsApp para ela e vice-versa e ficamos de conversar, oportunamente.

Também conversei com a Wirani e ela me contou como tem sido a sua vida desde que não nos vimos mais. Ela é uma pessoa muito sensível e batalhadora, também.

Enquanto conversávamos, Simone, Wirani e eu, as mulheres iam chegando e eu ia abrindo a porta para elas, levando as comidas que elas traziam para a cozinha e acomodando seus presentes de “amiga secreta” sob a árvore de Natal.

Em dias de neve, quando a gente chega em casa, é preciso retirar os calçados e deixa-los na entrada, retirar casacões, toucas, luvas e pendurar nos cabides disponíveis em armários embutidos... Fica difícil fazer tudo isso com as mãos carregadas de comida e presentes, não é? Então eu me tornei útil dessa forma – risos.
Vocês não fazem ideia da quantiddade de calçados e casacos acumulados num mesmo canto!!!
 
Abraçava aquelas mulheres que eu conhecia e me apresentava às outras. Em pouco tempo, a sala estava cheia de mulheres brasileiras ao lado do pinheirinho de Natal.


Na hora em que a Lourdes deu o sinal para que todas se servissem à mesa, eu acendi as velas.

Depois do jantar e sobremesas – tudo maravilhoso – começamos a brincadeira da amiga secreta.

Cada uma retirou um papelzinho com um nome e, depois disso, todas se apresentaram. Assim, cada uma saberia quem era a sua amiga secreta.

Na sequência, começamos a distribuir os presentes e, para minha surpresa e alegria, quem me presenteou foi a Wirani.




A pessoa que eu presenteei não estava na festa - chama-se Dina e é cabeleireira no Westmount Mall. Eu entreguei o presente à Lilian (amiga da Dina), que, no final da noite, me deu carona para casa.


No final da festa, a Renata Almeida – carioca que eu conheci na festa das bruxas – fez umas selfies com alguns grupinhos de mulheres. No meu grupinho estava a Cris (que me salvou no consulado brasileiro, pagando nosso documento com seu cartão de débito) e a Míriam, professora na Western University. 





E assim passam-se os dias em dezembro de 2017.




Nenhum comentário: